CORONAVÍRUS

No Maranhão

6822
95323
73847
2357
HIDRATAÇÃO

Veja a importância da água para a saúde física e mental

Boca seca, pele ressecada, cansaço… Muitas pessoas têm relatado tais sintomas durante a quarentena e a falta da água é o principal fator disso

Reprodução

Não é exagero dizer que água é vida. Além de representar cerca de 60% do peso do corpo de um adulto, o líquido é fundamental para células e tecidos. Também é o meio onde ocorrem todas as reações químicas e metabólicas, da digestão ao transporte de nutrientes para todo o organismo humano. Sendo assim, uma boa hidratação, é essencial para preservar a saúde física e mental.

Principais funções da água no organismo

Transporte de nutrientes
Segundo a nutricionista e diretora clínica da Dietnet Nutrição, Saúde e Bem-Estar, Lara Natacci, “a água é importante para tudo, pois todas as reações do corpo ocorrem em meio aquoso, tanto o que colocamos para dentro, através da digestão e da absorção, como o que eliminamos com as excreções”. A água funciona como um meio de transporte dos nutrientes e de qualquer outra substância para todo o nosso organismo. E também transporta os resíduos, ajudando a eliminar as toxinas, principalmente pela urina.

Proteção e bom funcionamento do cérebro
A maior parte do cérebro é composta por água, presente também no líquor, que lubrifica as membranas que o envolvem. Esse líquido ajuda a proteger a massa encefálica no caso de deslocamento do crânio. O cérebro é um tecido metabolicamente muito ativo e, por isso, requer muitos nutrientes, que melhoram, por exemplo, a comunicação entre os neurônios.

Equilíbrio da temperatura
Ela também serve como um regulador da temperatura corporal, através da transpiração, como forma de resfriar o corpo. Por isso, suamos mais em dias quentes ou quando nos exercitamos.

Respiração, articulações e funções renais
O líquido age ainda como um lubrificante, amortecendo as articulações e evitando o atrito entre os ossos. Também auxilia na respiração, pois dilui o muco, o que facilita a expectoração de resíduos pulmonares. Além disso, reduz a retenção de líquidos, estimulando as funções renais.

Hidratação e proteção da pele
A água também colabora para manter a pele hidratada e, por consequência, mais viçosa e bonita, prevenindo o envelhecimento precoce. Segundo a dermatologista Luiza Archer, “pessoas que não têm uma boa ingestão de água ficam com a pele seca. Sem essa hidratação de dentro para fora, a formação do filme lipídico, que é a barreira que protege a pele e o couro cabeludo contra as agressões externas, como infecções, não consegue se formar adequadamente”.

Quando falta água no corpo

Sem esse “líquido milagroso”, não sobrevivemos mais do que poucos dias. Lara explica que “como a água participa de todos os processos do corpo, podemos ter um prejuízo no metabolismo em geral, na eliminação de toxinas, nas funções dos órgãos e até da função cardíaca”. Mas essa é a fase mais grave da desidratação, que também pode ocorrer por causa de alguma doença em que se perde muito líquido em pouco tempo, como é o caso de muitas viroses.

Porém, mesmo em níveis mais baixos, a falta de água prejudica a saúde física e até mesmo da mente, levando a um declínio cognitivo. Um estudo de 2018, realizado pelo Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, revela que apenas algumas horas de atividade vigorosa no calor, sem beber líquidos ou comer, pode afetar bastante a concentração. Os pesquisadores descobriram que as pessoas desidratadas, quando realizaram testes que exigiam atenção a detalhes ou testes que eram monótonos, foram as que mostraram mais dificuldade.

Algumas doenças de pele, como acne e dermatite seborreica ou caspa, também podem piorar com a falta de água. Para saber se a pele está desidratada, a dermatologista explica que “a pele vai ficando um pouco mais opaca e, em alguns casos, acinzentada. É uma descamação bem fina, que ocorre antes da descamação mais forte. Nesse ponto, ela pode começar a coçar. Outra maneira de perceber é no toque, ao sentir a pele áspera. Quando ela está bem hidratada, fica macia e sedosa. E, por último, a pele fica muito seca, irritada e vermelha. Algumas regiões podem até ferir”.

Como saber se você está bebendo pouca água

Para saber se o corpo não está hidratado o suficiente e que é preciso reforçar a ingestão diária de líquidos, observe alguns sinais de alerta, como:

  • Boca seca
  • Prisão de ventre
  • Fezes duras e secas
  • Urina concentrada, de cor e cheiro mais fortes
  • Inchaço devido à retenção de líquidos
  • Pele ressecada
  • Fraqueza
  • Tontura
  • Sonolência
  • Dor de Cabeça

Quantidade ideal de água por dia

Perdemos água por urina, suor, respiração e fezes e, em geral, essa perda pode variar de 1,5 a 3 litros por dia. Por isso, é tão importante uma reidratação adequada e a quantidade exata para isso depende de uma série de fatores como prática de atividades físicas, umidade do ar, peso corporal e alimentação – quem consome alimentos industrializados e com muito sal vai precisar de mais água do que quem come legumes e verduras, assim como quem mora em cidades quentes perde mais água do que quem vive em locais frios.

“É muito individual o quanto cada pessoa precisa de líquido, por isso é difícil conseguir quantificar com exatidão. Existe um consenso de que um adulto normal, com uma dieta de 2 mil calorias diárias deveria ingerir uma média de 2 litros de líquidos por dia, considerando a alimentação. Esse cálculo é feito sob a recomendação de que para cada caloria consumida, deveríamos ingerir 1 ml de água. No caso de crianças, são 1,5 ml por caloria”, explica Lara.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Notícia Boa
Checamos
Polícia
Gastronomia
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias