SERÁ?

Pegar a estrada com o carro em ponto morto realmente economiza?

Já ouviu falar dessa teoria? Será que realmente vale a pena e de fato economiza?

Divulgação

Todo mundo já ouviu falar que conduzir o carro em em ponto morto (ou como muitos dizem, na “banguela”),economiza combustível, basta você desligar o motor e desengatar a marcha quando o seu automóvel estiver em uma descida, isso vai fazer com que o carro ande sozinho, sem que seja necessário o esforço do motor, logo não há o consumo do combustível certo!?

 Bom meu amigo, é aí que você se engana, mas fique tranquilo, você não foi o único que acreditou nesse mito, muitas pessoas acreditam e ainda fazem isso, achando que de fato estão economizando, mas a verdade é que estão completamente enganados! Abaixo vamos explicar melhor o que realmente acontece com o seu carro quando você faz isso.

 Primeiramente vamos entender o porque todo mundo acha que o uso do ponto morto economiza combustível ok…

 No início de 1990 os carros ganharam a injeção eletrônica e passaram a consumir menos combustível, e mais para frente a tecnologia veio com tudo, fazendo com que os automóveis tivessem uma resposta aos comandos dados pelo usuário ainda mais rápida, porém pelo fato das pessoas estarem acostumadas com os carburadores e sistemas totalmente mecânicos de antigamente, criaram essa teoria de que se desligassem o motor e colocassem em ponto morto estariam economizando ainda mais combustível.

O que acontece de fato com o seu carro?

 Tanto para os carros usados quanto para os novos o prejuízo é o mesmo! Isso mesmo, prejuízo, se por algum momento você realmente achou que economizou de fato, lamento informar, na realidade ao colocar o seu automóvel em ponto morto, você acabou gerando um maior consumo de combustível do que geralmente é necessário utilizar.

 Isso ocorre porque, quanto o sistema de injeção eletrônica identifica que a marcha está em ponto morto, ela entende que o carro está em marcha-lenta, o que faz com que o sistema venha a pedir um maior volume de combustível para funcionar.

 Quem entende bem sobre o assunto aconselha os outros motoristas a não fazer isso em hipótese alguma, já que essa prática pode causar a perda do freio-motor, reduzindo seu domínio sobre o automóvel, deixando-o sem tração, o que pode ocasionar em acidentes graves de trânsito, colocando não só a sua vida em risco, mas a vida das pessoas a sua volta também. Vamos supor que você está descendo uma rua íngreme em ponto morto e conforme você vai descendo, ganha cada vez mais velocidade certo! Agora imagine se uma criança acaba correndo no meio da rua ou aparece algum outro carro e você precisa frear bruscamente? Se o freio-motor estiver gasta não vai conseguir evitar o acidente, então por esse e outros motivos é melhor que não tente usar a banguela para economizar, você estará apenas se prejudicando.

  • Se realmente quer que o seu automóvel consuma menos combustível, pode optar por investir em um dos automóveis econômicos da Fiat como o Fiat Argo Drive 1.0 ou o Fiat Mobi Drive 1.0, que não agridem bruscamente o seu orçamento quando o assunto é consumo de combustível e quando estiver dirigindo pode tirar o seu pé do acelerador (completamente) com ele engatado, assim o automóvel irá continuar em movimento sem que utilize combustível para isso, mas vale lembrar que esse método pode ser usado apenas em descidas e por um curto período de tempo, o que em minha opinião ajuda, porém não é muito vantajoso.

E agora que você entende o que realmente acontece quando você anda por aí na banguela e eu tenho certeza de que você não irá mais fazer isso, para que você realmente economize, abaixo temos um pouco sobre os dois carros citados anteriormente, para que você possa analisar e concluir qual deles é melhor para o seu bolso na hora de abastecer e curtir as ruas da cidade.

Fiat Argo Drive 1.0

 Segundo o inmetro esse camarada se destaca por ser o mais econômico entre os compactos de sua categoria, mas isso vale para sua versão Drive que foi equipada com o motor 1.0 com 77 CV de potência e 10,9 de MKGF, que contribui para que ele não beba muito. Ele consegue fazer 14,2 Km por litro e sai por em torno de R$53.590 sendo 0 Km.

Fiat Mobi Drive 1.0

 O Fiat Mobi já faz parte da categoria subcompacto, ele é bem econômico possuindo também 77 CV de potência e 10,9 MKGF combinados com um motor Firefly 1.0 e tudo isso por R$48.590 sendo 0 Km, fazendo 14 Km por litro.

 Ambos são bons e fazem praticamente a mesma quilometragem por litro nas ruas da cidade, a diferença é mínima, basta você fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre as características de cada um e ver qual é o melhor para você e seu orçamento mensal!

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias