PHISHING

Conheça o golpe que causa 90% dos roubos na internet

Cibercriminosos roubam dados pessoais e financeiros em massa usando e-mails falsos; saiba como se proteger

Reprodução

Como identificar o phishing

Segundo a Cyxtera, entre 2017 e 2018, cerca de 90% dos executivos de segurança cibernética relataram ataques por pelo menos um tipo de phishing. Neste universo, em um tipo de golpe, os fraudadores criam e-mails altamente detalhados, se passando por um executivo de alto nível ou funcionário do setor financeiro de uma organização, para obter acesso às informações confidenciais. Em alguns casos, chegam a solicitar transferências de dinheiro para suas próprias contas.

Com tanto profissionalismo para aplicar o golpe, o Michael Lopez, vice presidente e gerente-geral de Total Fraud Protection da Cyxtera reforça a importância de estar atento para não cair em golpes. “Globalmente, os ataques ocorrem em qualquer ponto de contato com os usuários, incluindo lojas de aplicativos que hospedam aplicativos desonestos, plataformas de rede social com perfis falsos, mensagens SMS, domínios falsos e muito mais”, alerta.

Lopez resume o phishing como “a arte de enganar as pessoas para fazer algo que beneficie o invasor”. Segundo ele, os criminosos usam técnicas de engenharia social para aproveitar a curiosidade, as emoções, os medos e a credulidade dos usuários. “Normalmente, esses ataques são muito amplos, com o objetivo de atrair o maior número possível de pessoas. Os ataques direcionados são mais sofisticados e envolvem mais planejamento e pesquisa sobre as vítimas”, explica.

Para garantir que as pessoas caiam nesses golpes, os fraudadores empregam truques psicológicos e tentam criar familiaridade com a vítima, disfarçando-se de amiga, colaborador ou uma empresa. “Eles associam um senso de urgência às tentativas de ‘assustar’ a vítima e tomar medidas ‘imediatamente’. Por exemplo: clique em um link agora para evitar que uma conta ou serviço seja suspenso. Esses são os truques que devemos vigiar”, alerta Lopez.

Continue na próxima página

« Anterior Próxima »2 / 4
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias