PHISHING

Conheça o golpe que causa 90% dos roubos na internet

Cibercriminosos roubam dados pessoais e financeiros em massa usando e-mails falsos; saiba como se proteger

Reprodução

Você vê uma promoção ótima em um site e decide aproveitar: preenche os dados, efetua o pagamento e, na hora de receber o produto ou serviço, percebe que sofreu um golpe. Esse tipo de prática recebe o nome de phishing e, de acordo com especialistas, aliada a outros tipos de abordagem é a principal ameaça cibernética no Brasil hoje.

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Segundo a Cyxtera, empresa segurança digital especializada em fraudes eletrônicas, cerca de 90% dos ataques começam com algum tipo de campanha de phishing. As formas mais comuns são campanhas por e-mail e podem atingir tanto grandes redes de usuários, como funcionários de empresas ou consumidores de um aplicativo, quanto indivíduos específicos.

Phishing: conheça o golpe que causa 90% dos roubos na internet — Foto: Divulgação/Bully Hunters
Phishing: conheça o golpe que causa 90% dos roubos na internet — Foto: Divulgação/Bully Hunters

Foi o caso de Bruno Souza, que precisou cancelar o cartão de crédito duas vezes após ser enganado. Na primeira ocasião, ele conta que recebeu um e-mail supostamente enviado pela Netflix. Atraído pela promoção e confundido pela semelhança de layout e texto, clicou no link recebido. “Eu tinha visto que seriam novas contas, com direito a seis meses de graça. O site era praticamente idêntico ao original. Você teria que fazer um novo cadastro, com seu CPF, cartão de crédito, tudo isso”, explica.

Após inserir todas as informações, Bruno notou que algo estava errado. “Não tinha mais acesso nenhum. Eu percebi que tinha caído em um golpe e tive que cancelar o cartão de crédito”, lembra. Algum tempo depois, ele foi novamente ludibriado. Contudo conseguiu reparar antes que as coisas ficassem ainda piores e, por pouco, a dor de cabeça não foi muito maior.

Dessa vez, a mãe de Bruno recebeu um anúncio no Facebook avisando de uma promoção de máquina de lavar nas Americanas.com. Pouco antes, ela havia feito algumas pesquisas na internet com o objetivo de comprar o eletrodoméstico. Por receber a propaganda recomendada diretamente pela rede social, ela não imaginou que se tratava de um golpe.

Bruno, então, deu início ao processo de compra no site, que era uma cópia muito bem feita da loja original. A diferença, na verdade, estava no link. “Eu fiz a compra e botei o cartão de crédito. Aí dizia que não aceitava parcelado. Fui tentar de novo, à vista, e falaram que o pagamento deveria ser feito apenas por boleto bancário”, conta.

Foi aí que ele começou a estranhar e decidiu entrar no aplicativo da marca. Lá, constatou que a máquina de lavar não estava em promoção naquele valor. “No dia seguinte eu cancelei o cartão. Só que eu recebia por SMS todas as transações que fazia e chegaram várias notificações de cancelamento de compra. Ou seja, já estavam usando meu cartão de crédito e os lançamentos só não foram finalizados porque eu cancelei”, relata Bruno.

Recuperado dos sustos, ele fala sobre a frustração de ser enganado na internet. “Você se sente um idiota porque fica pensando: Como você caiu em uma promoção assim, como foi o caso da Netflix? Além de roubado, você se sente imbecil de ter caído numa dessas”, desabafa.

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