EDUCAÇÃO

Volta às aulas: escolas se preparam para o retorno após quase 4 meses de suspensão

A previsão de retorno do alunos é para o dia 10 de agosto

A lista de estudantes pré-matriculados será divulgada a partir do dia 13/01/2023. (Foto: Reprodução)

As escolas da rede pública e privada do Maranhão estão se preparando para o retorno das aulas. A volta será feita de forma gradual e contará com uma forma híbrida de ensino, intercalando aulas online com presenciais.

De acordo com informações da Secretaria da Educação (Seduc), os primeiros a retornarem devem ser as equipes administrativas e de professores, a partir do dia 31 de julho. Já a previsão de retorno para os alunos do terceiro ano do ensino médio é para o dia 10 de agosto.

Leia também:

A volta das aulas tem causado grande expectativa, mesmo que seja feita de forma gradativa. O “normal” será bem diferente das vezes que os alunos retornaram das férias anteriormente. Dessa vez, várias medidas de segurança precisam ser tomas por parte de todos.

Na segunda-feira (20) a Secretaria da Educação (Seduc) divulgou a portaria que regulamenta as diretrizes pedagógicas que vão ser adotadas para o retorno das aulas presenciais.

A aluna Kétele Costa Pinheiro, estudante do terceiro ano do ensino médio, falou como soube do retorno às aulas depois de quase quatro meses suspensas.

A escola entrou em contato comigo, avisando que dia 15 de agosto as aulas vão retornar. Passaram as recomendações de uso obrigatório de máscara e álcool em gel”, disse Kétele

Desde o começo de março, as aulas para todos os alunos da rede pública e particular de ensino no Maranhão foram suspensas. A medida foi tomada em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Uma das alternativas encontradas para continuar com o ano letivo foi o desenvolvimento das aulas de forma remota.

“Estou bastante feliz, pois aula presencial é bem diferente de aula online”, acrescentou a aluna

Nem todos os estudantes conseguiram acompanhar as aulas que foram oferecidas a distância, por conta disso, uma das medidas que será adotada no retorno vai ser a busca ativa desses estudantes, com objetivo de diminuir o índice de evasão escolar decorrente da pandemia do Covid-19.

De acordo com a Seduc, as aulas acontecerão por meio de rodízio semanal de estudantes. O ensino também será de forma híbrida, intercalando aulas presenciais e à distância.

Chips para alunos da rede pública

Durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (24), o Governador Flávio Dino, anunciou que foi realizado um decreto para requisição de 90 mil chips com pacote de internet que devem ser distribuídos aos alunos, com o objetivo de garantir que todos tenham acesso às aulas não presenciais.

“Os chips vão começar a ser fornecidos a partir da próxima semana, sendo encaminhados para as gestões escolares que realizaram a distribuição aos estudantes do 3° ano do ensino médio”, disse o Governador

Educação infantil

Mesmo sem data para o retorno das aulas para as turmas de educação infantil, a ansiedade também tem tomado de conta das crianças e responsáveis. Edileuza da Silva, mãe de duas alunas da rede pública de ensino, falou sobre sua ansiedade e preocupação com o retorno das aulas.

“As meninas perguntam sempre sobre quando vão voltar para escola, elas estão ansiosas e eu também. Tenho muita preocupação com a saúde delas, mas ficar sem as aulas pode acabar atrapalhando o desenvolvimento escolar das crianças”, diz a mãe

Uma das maiores preocupações de todos que tem filhos na escola é que eles acabem prejudicados por conta de todo o tempo que ficaram sem as aulas. Por isso, as instituições de ensino estão se organizando e seguindo as orientações que estão sendo passadas pelo governo com o objetivo de retorno com toda segurança para todos.

“Na semana em que as crianças iriam retornar das férias, tudo foi suspenso. Por isso a dúvida de como vai ficar a situação delas, comentou a mãe

Cronograma de retorno

  • 31 de julho a 07 de agosto: docentes, equipe administrativa e pedagógica das unidades de ensino;
  • 10 de agosto, retorno das aulas presenciais para os alunos do 3° ano do ensino Médio.

Confira algumas mudanças realizadas para o retorno das aulas

  • As escolas devem garantir que todos os alunos, professores e demais profissionais terão materiais de higiene e desinfecção;
  • Suspensão presencial de atividades capazes de provocar aglomeração de pessoas, a exemplo de eventos, prática de esportes, torneios, gincanas e solenidades de formatura, os quais devem ocorrer, caso possível, de forma remota;
  • Escala de horários para evitar aglomeração dos alunos e funcionários;
  • Sinalização para o distanciamento social;
  • Aferição da temperatura de todos que estudam e trabalham na instituição de ensino;
  • Uso obrigatório de máscaras.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias