ÚLTIMO PRAZO

Segunda parcela do IPTU 2022 vence nesta sexta-feira (5)

O pagamento do imposto pode ser efetuado por boleto, é necessário apenas o CPF do proprietário do imóvel.

Para emitir a guia, é necessário apenas o CPF do proprietário do imóvel ou a inscrição imobiliária.(Foto: Mauricio Alexandre)

Nesta sexta-feira (5), vence a segunda parcela do Imposto Predial Territorial e Urbano – IPTU 2022. Os dados para pagamento da parcela do imposto estão disponíveis para o contribuinte no portal da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), no endereço eletrônico www.semfaz.saoluis.ma.gov.br

Para emitir o boleto e efetuar o pagamento, é necessário apenas o CPF do proprietário do imóvel ou a inscrição imobiliária. O cidadão também poderá se dirigir a um dos postos de atendimento da Semfaz e solicitar a guia para pagamento do IPTU 2022.

O IPTU é um dos principais impostos cobrados pelo município. Como o IPTU é um imposto não vinculado, pode ser revertido em diversas áreas, como infraestrutura, saúde, coleta de lixo, entre outras necessidades.

O cidadão, proprietário ou possuidor de um único imóvel, de uso exclusivamente residencial, de valor venal até R$ 53.500,00, calculado na data do lançamento do imposto, tem direito a solicitar a isenção do IPTU. Para solicitar, o interessado deve abrir processo no setor de protocolo da Fazenda Municipal. 

Atendimento

O contribuinte com dúvidas, dificuldades para emissão de guias ou verificação de débitos anteriores e até mesmo recuperação de dados para o acesso ao sistema, deverá entrar em contato com a Central de Atendimento que está disponibilizando contatos de WhatsApp e e-mail.

Os contatos disponíveis são (WhatsApp e/ou e-mail): (98) 99145-5139; (98) 99147-0109; (98) 99204-5871; (98) 99190-6144. E-mail: centraldeiptu2022@semfaz.saoluis.ma.gov.br.

Caso o contribuinte prefira ser atendido de forma presencial, a Semfaz também conta com seis postos de atendimento localizados em pontos estratégicos da cidade e que funcionam em horário estendido e também aos fins de semana. Nessas unidades o cidadão tem a opção de emitir as guias de pagamento do IPTU 2022. 

  • Setor de Atendimento da Semfaz (Av. Kennedy, n° 1455 – Bairro de Fátima): de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
  • Viva Cidadão (Shopping da Ilha) – agendamento pelo site do Procon (não obrigatório): de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h e aos sábados, das 13h às 19h.
  • Viva Cidadão (Golden Shopping) – agendamento pelo site do Procon (não obrigatório):  de terça a sexta-feira, das 10h às 22h e aos sábados, das 13h às 19h.
  • Viva Cidadão (Shopping Passeio – Cohatrac) – agendamento pelo site do Procon (não obrigatório): de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h.
  • Centro de Apoio ao Trabalhador (Cohab): de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h
  • Terminal de Integração do São Cristóvão – agendamento pelo site do Procon (não obrigatório): de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

Calendário de pagamento do IPTU 2022

  • 3ª parcela – 09 de setembro
  • 4ª parcela – 07 de outubro
  • 5ª parcela – 08 de novembro
  • 6ª parcela – 07 de dezembro
VER COMENTÁRIOS
Esportes
Entretenimento e Cultura
Concursos e Emprego
Polícia
Mais Notícias