CUIDADOS

BRK alerta: o hidrômetro é peça fundamental para o uso racional da sua água

A leitura dos hidrômetros é realizada mensalmente e a fatura é calculada com base no volume consumido ao longo do mês.

A BRK explica a importância do hidrômetro no uso racial da água. (Foto: Divulgação)

O hidrômetro é um equipamento que registra o volume de água consumido em um imóvel conectado ao sistema de abastecimento de água tratada.

Ele é indispensável para que o cliente controle o volume de água utilizado e mantenha hábitos de consumo consciente, fundamentais para planejar o orçamento familiar e para a preservação do meio ambiente.

Os hidrômetros seguem rigorosas normas técnicas de fabricação, têm avançada tecnologia e são certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

O equipamento registra o consumo do imóvel em tempo real e é um grande aliado na luta contra o desperdício e, por consequência, contra a escassez de água. A leitura dos hidrômetros é realizada mensalmente e a fatura é calculada com base no volume consumido ao longo do mês.

O valor da fatura é o resultado da diferença entre a leitura atual e a que foi registrada na fatura do mês anterior.

“Além de ser muito importante para que os clientes conheçam o seu consumo e possam fazer o controle de sua economia doméstica, o hidrômetro também tem uma relevância social”, diz Raniere Siqueira, gerente comercial da BRK no Maranhão, concessionária de água e esgotamento sanitário nos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

A partir das medições dos aparelhos nos domicílios, a concessionária consegue mapear os hábitos da população, detectar excessos e perdas, propor campanhas de conscientização e projetar investimentos futuros no sistema de abastecimento” alerta Raniere Siqueira.

O hidrômetro mede apenas o volume de água utilizado, mas o equipamento pode ajudar a evidenciar vazamentos nas instalações hidráulicas internas que não eram percebidos anteriormente.

Raniere explica que “na maioria dos casos, um eventual aumento aparente no consumo pode ser atribuído a vazamentos nas instalações hidráulicas internas. Esses vazamentos podem estar ocultos dentro das paredes do imóvel, o que dificulta sua identificação”.

Segundo ele, existem ainda outras possibilidades no aumento do consumo, como a elevação da temperatura em meses mais quentes, visitas de parentes ou amigos, ou ainda outras mudanças de hábitos de consumo.

“O ideal é que o cliente monitore seu consumo regularmente pelo hidrômetro, assegurando o valor correto e justo, compatível com o uso ao longo do mês” alerta.

A concessionária garante a qualidade dos medidores instalados nas cidades onde atua. A instalação do novo aparelho é gratuita, exceto nos casos em que a troca seja solicitada pelo cliente sem justificativas confirmadas pela concessionária (como um  defeito comprovado, por exemplo) ou fora do cronograma de substituições previsto pela empresa.

Já o cuidado com o aparelho contra danos e roubos é responsabilidade do usuário, que responderá pelas despesas sempre que ficar demonstrada a falta de proteção e guarda do equipamento. Além disso, furtos ou adulteração no hidrômetro podem levar a multas e até outras penalidades.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias