ECONOMIA

Especialista dá dicas para economizar combustível

Confira como economizar no consumo do seu veículo, dando aquele alívio nas contas do fim do mês.

Quando o condutor troca a marcha do automóvel constantemente, o motor precisa de força para romper a inércia ou ajudar na diminuição de velocidade. (Foto: Reprodução)

Com alta no preço dos combustíveis, os motoristas precisam buscar métodos que garantam a economia no consumo do automóvel. De acordo com o engenheiro mecânico e professor do curso de Engenharia Mecânica da faculdade Pitágoras, Raonny Silva, um dos principais motivos para o aumento do consumo do combustível do veículo é a troca de marchas. 

“Quando o condutor troca a marcha do automóvel constantemente, a cada diminuição ou aumento de potência, o motor precisa de força para romper a inércia ou ajudar na diminuição de velocidade. Com isso há, nesse momento, um consumo maior de combustível. Uma aceleração errada ou abrupta consome, sem necessidade, combustível que poderia ser utilizado de forma correta”, pontua.

Fazer a manutenção do carro, segundo o especialista, além de evitar dor de cabeça também ajuda na hora de economizar combustível. “A orientação é manter o sistema de admissão limpo fazendo periodicamente as trocas dos filtros de ar e combustível. Calibrar os pneus todo início de semana é uma ação simples que proporciona uma redução significativa no consumo de combustível”, detalha.

O engenheiro alerta que muitos motoristas têm o costume de manter o carro em ponto morto, porém, além de comprometer a segurança dos ocupantes do automóvel, isso não gera economia. A principal consequência é o desgaste precoce dos componentes do sistema de freios, pois não aproveita a redução natural de velocidade que pode ser obtida ao cessar a aceleração do veículo.

O especialista destaca outros pontos para você economizar combustível. Confira:

  1. Dirija de forma prudente: Dirigir o carro como se você estivesse num filme de corrida aumenta muito o consumo de combustível, além de ser perigoso para todos à sua volta. Por isso, evite ultrapassagens perigosas, acelere sempre de maneira suave e progressiva conforme o veículo aumenta a velocidade.
  2. Ar-condicionado só quando necessário: Quanto mais tempo com o ar-condicionado ligado, mais combustível será gasto, em torno de 10% a mais que o normal.
  3. Calibre os pneus regularmente: Quando os pneus estão descalibrados ou até murchos, existe um atrito maior com a via e o consumo de combustível pode aumentar em até 3%.
  4. Confira regularmente a geometria da suspensão do seu veículo: Outro aspecto que envolve pneus e rodas, e que eleva o consumo de combustível, é a geometria das rodas fora dos valores de referência recomendados, sem os corretos alinhamento e balanceamento. Rodas desalinhadas provocam um aumento excessivo do atrito entre os pneus e a pista de rolamento, o que demanda maior energia durante o deslocamento, gerando uma dificuldade maior para o carro se locomover, pois as rodas se arrastam. Isso diminui a vida útil dos pneus, aumenta o risco de acidentes e o consumo de combustível.
  5. Evite acessórios desnecessários: Eles podem aumentar seu consumo com combustível. Esses acessórios que alteram as características originais do veículo provocam mais resistência contra o ar, prejudicando a aerodinâmica e aumentando o consumo final.
  6. Combustível de qualidade: Sempre abasteça em postos de confiança e caso note diferença de desempenho ou trepidações excessivas em marcha lenta logo após abastecer seu veículo, leve-o imediatamente ao seu mecânico de confiança e o informe do ocorrido.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias