CRIATIVIDADE

Dia dos Namorados impulsiona vendas dos pequenos negócios

Criatividade e inovação devem estimular vendas na data, que é uma das mais promissoras do calendário anual de datas comemorativas.

Em Caxias, Laís Oliveira oferece buquês com itens de cosméticos e perfumaria como opção de presentes. (Foto: Divulgação)

O mês junho inclui uma das mais promissoras datas comemorativas do varejo – o Dia dos Namorados, comemorado no dia 12. A data costuma impulsionar vendas, gerando bons negócio, movidos por consumidores que desejam presentear seus amores.

Para 2022, conforme projeção da Confederação Nacional do Comércio – CNC, as vendas deste ano devem alcançar R$ 2,49 bilhões, um pouco menos do que em 2021, quando chegaram a R$ 2,56 milhões, tendo as vendas online puxado boa parte desse movimento.

Este ano, o ticket médio mínimo nos grandes centros deve variar entre R$ 135,00 e R$ 480,00; nas cidades de menor porte, deve girar em torno de R$ 75,00, o que sugere que as “lembrancinhas” serão boas opções para os apaixonados.

Para as micro e pequenas empresas e empreendedores individuais, o Dia dos Namorados representa a esperança de melhoria nas vendas, aumento de caixa e preparação para a aquisição de estoques para o Dia dos Pais.

“As Datas Comemorativas são excelentes oportunidades de alavancagem de vendas e injeção de renda extra neste momento de retomada”, avalia o gerente da Unidade de Gestão de Soluções Empresariais do Sebrae-MA, César Guimarães.

Segundo ele, “é importante aproveitar esse momento em que os consumidores estão propensos a presentear para pensar em estratégias de atuação”, explicou o gerente, lembrando a necessidade de as empresas buscarem se diferenciar, apostando em promoções e inovação ou para trazer de volta clientes aqueles que deixaram de comprar ou frequentar a empresa, além de divulgar bastante as iniciativas para atrair os apaixonados.

“Em todas as nossas Unidades Regionais, o Sebrae preparou suas equipes técnicas para ajudar os empreendedores a identificar oportunidades e criar as melhores estratégias para lucrar nessa data”, ressaltou.

César Guimarães, gerente da Unidade de Gestão de Soluções Empresariais do Sebrae-MA. (Foto: Divulgação)

Ideias de pequenos negócios para lucrar no Dia dos Namorados

Inovando para atrair clientes

Em Imperatriz, a Casa da Tia Lieuda (um hotel infantil), preparou para os pais a oportunidade de celebrar o Dia dos Namorados a dois, em grande estilo. Para isso, vai receber os filhos desses casais, ofertando um pacote que garante atividades recreativas, hospedagem e cuidados em um ou mais turnos e ainda no pernoite.

No mercado desde 2019, a Casa da Tia Lieuda é cliente do Sebrae, atendida pela Regional de Imperatriz. As sócias Maria Elieuda Bezerra e Mayara Eliana Gomes, mãe e filha, visualizaram a oportunidade desse serviço pensando em pessoas que não tinham onde deixar os filhos nessas datas e fora do horário comercial.

O hotel atende durante a semana, aos sábados e domingos e nos feriados, com pernoites mediante agendamento. Funciona também por hora, diária ou pernoite e, ainda, como clube de serviços, através de mensalidade.

Mãe e filha oferecem opção de hospedagem em hotel infantil para crianças para que papais possam desfrutar o Dia dos Namorados a dois. (Foto: Divulgação)

Otimismo como arma

Apostando no otimismo, a caxiense Laís Oliveira investiu para impulsionar seus resultados. Proprietária da “Par Perfeito”, loja de cosméticos e perfumaria em Caxias, ela preparou o “Buquê de Maquiagem”, que remete ao tradicional buquê de flores, porém com itens de beleza que conquistam as mulheres.

Os buquês são vendidos a partir de R$50,00 e podem ser também personalizados de acordo com o interesse do cliente. A ideia surgiu em 2018 e desde então tem sido um sucesso, sendo aprimorado a cada ano, o que gera lucros excedentes com relação ao movimento normal da loja em cerca de 30%.

Para ela, capacitação e planejamento são fundamentais para que as estratégias deem certo, unidas à criatividade e inovação e aprimoramento contínuo do produto para atender às necessidades do cliente.

Customização como inovação

No município de Humberto de Campos, a empresária Valquíria Diniz comanda a Val Tur e Variedades, empreendimento que vende desde opções de transportes a um incontável número de itens de sex shop, perfumaria e confecções íntimas, além de variedades e gêneros para presentes.

No mercado desde 1997, ela, que começou como vendedora ambulante, conquistou seu espaço. Atualmente, formalizada, ela tem loja fixa e também vende por canais digitais, como o WhatsApp e Instagram.

Para o Dia dos Namorados, Val preparou um kit especial, uma cesta com itens como bichinhos de pelúcia, vinho, taças e buquê de rosas. Para atrair o cliente, ela oferece a opção de customizar as cestas com itens ao gosto do cliente ou a montagem com itens de lingerie ou artigos de sex shop.

Em comum, as três empreendedoras apostam, com ajuda do Sebrae, em capacitação para o mercado, planejamento para obter os melhores resultados, ideias criativas e inovação, atendimento personalizados, opções de pagamento diversificadas e estratégias pós venda, porque além do aumento de vendas, todas concordam que cliente satisfeito é cliente fidelizado.

Diversidade de opções e alternativas de customização de kits são oferecidos pela Val Tur e Variedades como estratégias para atrair clientes no Dia dos Namorados.(Foto: Divulgação)
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias