MONITORAMENTO

Fiscalização registra aglomeração no 1° dia de abertura parcial do comércio

Neste primeiro momento, podem funcionar serviços como supermercados, farmácias, delivery de alimentos e pequenas empresas exclusivamente familiares

Reprodução

Com a abertura gradual das atividades econômicas nesta segunda-feira (25), o Governo do Estado também está reforçando as ações de fiscalização sanitária aos estabelecimentos. Durante toda a semana, serão feitas abordagens em estabelecimentos comerciais e bancos, apuração de denúncias, tudo visando a manutenção das restrições de funcionamento e a observância do Decreto Estadual nº 35.831 de 20 de maio de 2020.

“O reinício das atividades econômicas é um sinal de que o Governo do Estado tem adotado decisões pautadas em evidências científicas. É importante lembrar que o vírus não foi embora, houve uma significativa desaceleração do contágio, mas precisamos da colaboração da sociedade, que não pode baixar a guarda para as medidas de higiene pessoal e prevenção”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Neste primeiro momento, podem funcionar serviços como supermercados, farmácias, delivery de alimentos e pequenas empresas exclusivamente familiares. Além destas, também estão liberados serviços de coleta de lixo e postos de combustível, lojas de tecido, oficinas e venda de material de construção, hospitais, clínicas, farmácias, óticas, laboratórios, entrega e retirada de lavanderia.

Para a pequena empresária do ramo de confecções, Beatriz Ximenes, o reinício das atividades econômicas está sendo um recomeço. “Mantive as portas fechadas durante todo o período de suspensão do comércio, reabrindo somente hoje. Graças às economias que tinha, eu consegui me manter, mas agora espero que as coisas melhorem”, comentou.

Atividade comercial em outros bairros da ilha

A ação desta segunda-feira (25) foi dividida em dois momentos. Durante a manhã, as fiscalizações foram realizadas em supermercados e bancos localizados na Cohama, Holandeses, Vinhais, Renascença, Calhau e Ponta D’Areia. Já no turno da tarde, o foco se voltou para o comércio nas regiões do Centro/Rua Grande e João Paulo.

O decreto de abertura lenta e gradual do comércio tem como objetivo a reativação da economia do estado, todavia respeitando o presente cenário de pandemia. Até segunda ordem continua suspenso o funcionamento de academias, shopping centers, cinemas, teatros, bares, casas noturnas, restaurantes, lanchonetes, salões de beleza, visitas a pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19.

De acordo com o superintendente de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (Suvisa/SES), Edmilson Diniz, a ação retomou as regras que valiam antes do lockdown.  O diretor de fiscalização do Procon-MA, Carlos Eduardo Garcia, também acompanhou a ação. “Estamos notificando as lojas de tecido, pois temos recebido denúncias de que os valores dos insumos para a confecção de máscaras de proteção facial têm aumentado. Inicialmente, será feita a notificação prévia, solicitação dos preços e, por fim, faremos o acompanhamento dos valores dos últimos três meses para apurar se de fato houve alteração de preços”, ressaltou.

No período de 17 de março a 22 de maio, foram realizadas 1.227 ações para apuração de denúncias de riscos e agravos decorrentes da Covid-19. Foram executadas 406 inspeções a estabelecimentos e produtos sanitários, 796 blitz com o apoio da Polícia Militar e Procon-MA, além de 25 barreiras sanitárias, sendo 16 em aeroportos (São Luís e Imperatriz) e nove de trânsito em pontos estratégicos da capital.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias