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Vai fazer compras pela internet nesta Black Friday? Conheça seus direitos!

As lojas virtuais também devem cumprir as exigências do Código de Defesa do Consumidor (CDC)

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Troca

Segundo as regras do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o comprador tem até 7 dias para desistir da compra de um produto por mau funcionamento ou por propaganda incompatível com a realidade.

Essas são as situações mais comuns nas quais as trocas acabam ocorrendo, e assim entram em cena alguns problemas, como a logística de recolhimento de um produto e entrega de um novo, reembolso e emissão de toda a documentação exigida.

O primeiro ponto a se observar é que tudo isso deve, obrigatoriamente, constar nas políticas de funcionamento do seu site, em uma página exclusiva para essa finalidade. Essa página não só pode resguardá-lo de eventuais exigências indevidas por parte do consumidor, como também ajuda a aumentar as vendas, gerando segurança nos potenciais compradores.

O texto desse tópico deve ser claro, enumerar as etapas necessárias em caso de trocas e especificar seus respectivos prazos. Ao primeiro sinal de desentendimento entre o comprador e o seu suporte, é interessante enviar o link dessa página para leitura.

A legislação não é muito específica sobre as trocas, apenas afirma que esse serviço deve estar disponível. Logo, você deve adotar uma política própria que seja coerente e se encarregar de explicá-la com transparência a seus clientes.

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