DECRETO

Prefeitura de Imperatriz anuncia novas medidas restritivas para conter avanço da Covid-19

A decisão será divulgada nesta quarta-feira (10) e estará em vigência até o dia 5 de abril

Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (09), a prefeitura de Imperatriz anunciou uma série de novas medidas para restringir a circulação das pessoas pela cidade. A decisão, que visa combater a disseminação da Covid-19, será divulgada nesta quarta-feira (10) e estará em vigência até o dia 5 de abril.

Leia também: Água oxigenada inalada com bicarbonato de sódio previne a Covid-19? Checamos!

Em tese, todas as limitações que vinham sendo impostas serão mantidas. No entanto, a partir de agora o comércio em geral, assim como bares, restaurantes, academias, parques aquáticos e shopping centers terão que obedecer a lotação máxima de até 40% de suas capacidades. A exceção fica por conta de farmácias e supermercados, considerados serviços essenciais. A lotação máxima de 40% também se aplica para o limite da ocupação dos templos religiosos.

Segundo o secretário de Governo, Eduardo Soares, o movimento dos últimos dez dias já é consideravelmente menor devido à colaboração das pessoas. A fiscalização vem sendo executada por agentes da Prefeitura, com apoio da Polícia Militar, O secretário observa que os bares e restaurantes já encerram suas atividades bem mais cedo, antes mesmo das 23h, por falta de fregueses. “São raras as constatações de estabelecimentos que ainda contrariam as normas vigentes, no centro ou nos bairros”, informou.

O comércio diurno, sobretudo no Calçadão, registra uma diminuição de mais de 50% do movimento, em razão das medidas restritivas e do medo generalizado. “As pessoas, mesmo as que antes estavam mais desatentas, passam a perceber que o perigo é real. Já se vê a volta do desemprego em larga escala, casos de bares e restaurantes que já demitiram metade dos seus colaboradores. Isso nos preocupa muito, mas alguns ajustes ainda são necessários, e é o que faremos no novo decreto”, disse o Eduardo Soares.

Todas as demais restrições do decreto anterior permanecem, dentre elas, as pertinentes às festas, shows e eventos com pista de dança. Nas farmácias e supermercados, serão intensificadas fiscalizações quanto aos cuidados preventivos, em relação à aferição da temperatura corporal e disponibilização do álcool em gel, além do distanciamento nas filas.

Covid-19

De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta segunda-feira (08), a taxa de ocupação ultrapassa 98%. Dos 61 leitos de UTI disponibilizados, apenas 1 está livre. Já em relação ao leitos clínicos, dos 138 oferecidos, há 3 leitos livres para receber novos pacientes.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias