MARANHÃO

“Devemos evitar medidas extremas”, diz Flávio Dino

Dino informou que muito provavelmente já há nova cepa do vírus no Maranhão, reforçando o aviso de que todos continuem seguindo as normas sanitárias.

Foto: Reprodução

Na manhã desta sexta-feira (5), o governador Flávio Dino durante coletiva de imprensa realizou pronunciamento sobre os dados do novo coronavírus, vacinação e lockdown.

De acordo com o governador, o Maranhão está com uma taxa de contagio de 1, tendo uma tendência ao crescimento por conta da indicação ciêntifica, onde aponta que taxa acima 1 pode causar o aumento no número de casos.

Mesmo com a taxa de contagio em crescimento, o estado continua com a menor taxa de letalidade do país, mesmo que boletins epidemiológicos estejam marcando que nas últimas semanas estamos contabilizando até 10 mortes por dia.

Leia também:

Ainda durante coletiva, Dino informou que muito provavelmente já há nova cepa do vírus no Maranhão, reforçando o aviso de que todos continuem seguindo as normas sanitárias.

Quando questionado sobre o pedido de lockdown, o governador enfatizou que ainda não é necessário a tomada dessa medida tão extrema.

“Se houver a necessidade de decretar, eu o farei, pois este é um compromisso de vida. Mas é preciso ter prudência”, disse o governador.

Vacinação

No dia 18 de janeiro foi iniciada a vacinação no Maranhão. Recebemos cerca de 164 mil doses de vacina no Maranhão. De acordo com o painel de vacinação disponibilizado pela Secretária de Estado da Saúde foram recebidas 121.548 doses de vacina, 74.730 doses aplicadas. Neste fim de semana o estado deve receber uma nova remessa de vacina.

“O programa de vacinação está evoluindo. Vamos receber mais 10 mil doses de vacina” concluiu o governador.

O governador também informou que existe uma grande expectativa na vacina russa, podendo nas próximas semanas ou meses contar com os três tipos de vacinas para imunizar a população maranhense.

Coronavírus no Maranhão

O  Maranhão já totaliza 209.085 casos confirmados e 4.742 mortes por coronavírus. Nas últimas 24h foram registrados 361 novos casos e 12 mortes pela doença.

De acordo com o boletim, o interior do estado está com 249, São Luís registrou 83 e Imperatriz 29 novos casos.

Dos mais de 209 mil casos, 7.559 estão ativos. Desses, 6.655 estão em isolamento social, 514 internados em enfermaria e 390 em leitos de UTI.

O estado já registra 196.784 pessoas recuperadas da doença. Mais de 509 mil testes foram realizados, 381.193 casos foram descartados e hoje (04), o número de casos suspeitos é 1.189.

Segundo informações da SES, o estado tem 291 leitos de UTI e 569 leitos clínicos. Desse total, 198 dos leitos de UTI estão ocupados e 236 dos clínicos também.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias