CULTURA POPULAR

Festival de Cantadores de Tambor de Crioula reúne cantadores de São Luís

Encontro que acontece no Monte Castelo vai reunir 35 mestres do tambor de crioula com suas toadas antigas deixadas pelos antepassados e ouvir também novas toadas

Reprodução

O canto e a batida do tambor vão ecoar na ilha de São Luís na última semana do ano. Nesta terça-feira, 29/12, será realizado o Festival de Cantadores de Tambor de Crioula de São Luís. O evento foi contemplado pela lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão. A realização é do Instituto de Desenvolvimento Humano e de Proteção Ambiental (IDHPA) com o apoio da Federação de Tambor de Crioula do Maranhão (Fetacma). A coordenação e direção artística é do poeta, compositor e presidente da Fetacma, Paulinho Dimaré.

O encontro dos cantadores será na quadra poliesportiva do Centro de Ensino Barbosa de Godois, no bairro Monte Castelo, adotando todos procedimentos de segurança como o uso de máscaras, distanciamento e limitação de pessoas em razão do período pandêmico da covid-19. Por isso, o festival será “on-line”, com transmissão a partir das 19h, pelo canal do projeto ‘Inspire e Comunique’ no YouTube. O canal foi criado pela Inspirar Inovação e Comunicação para compartilhar experiências, conhecimentos e ações inspiradoras, a exemplo do Festival de Cantadores de Tambor de Crioula, que visa a valorização, a preservação e a difusão de uma das maiores manifestações da cultura popular maranhense.

E que iniciativa inspiradora! O festival vai reunir em São Luís, pela primeira vez, 35 cantadores, os mestres da cantoria, além de coreiros e coreiras do Tambor de Crioula do Maranhão, manifestação considerada Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira. De acordo com Paulinho Dimaré, que também é presidente da Fetacma e fundador do Tambor de Crioula Um Degrau de Santa Luzia, o mapeamento e registro dos cantadores de São Luís é muito importante não só pelo seu valor histórico, mas também pela aprendizagem e produção de conhecimentos desenvolvidos e repassados de geração em geração ao longo do tempo, bem como pelos seus elementos tradicionais que se perpetuaram na formação da nossa identidade cultural maranhense. “Um festival como este é muito enriquecedor e deixa um acervo para as atuais e futuras gerações. Vamos fazer o encontro de 35 mestres do tambor de crioula com suas toadas antigas deixadas por nossos antepassados e ouvir também novas toadas. Por isso o festival tem um valor histórico e proporciona a transmissão de conhecimentos e perpetuação da identidade cultural maranhense”, destaca o coordenador e diretor artístico do evento.

    Serviço:

  • O Quê: Festival de Cantadores de Tambor de Crioula do Maranhão
  • Quando: 29 de dezembro, às 19h
  • Onde: Quadra Poliesportiva do Centro de Ensino Barbosa de Godóis (Monte Castelo)
  • Transmissão: ao vivo pelo You Tube no canal Inspire e Comunique
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias