MARANHÃO

Mais de 72 mil infrações de trânsito no ano são registradas em São Luís

De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito a infração mais comum cometida é transitar em velocidade superior à máxima permitida

Reprodução

Do mês de janeiro até maio deste ano, condutores cometeram 72.116 infrações registradas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) na capital. No mesmo período, no ano passado, foram 67.613, um aumento de 6,65%. Chama a atenção que, com o isolamento social, e mesmo no período mais rigoroso da quarentena, quando foi decretado o lockdown na Grande Ilha, maio foi o mês que mais aumentou o número de infrações e também foi marcado pela campanha Maio Amarelo, de segurança no trânsito.

Em maio do ano passado, 11.579 infrações foram registradas. Neste ano, foram 13.985, sendo que “transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%” ocupou o primeiro lugar com 10.689 registros. Em seguida vieram:  transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 20% até 50%, 1.265; avançar o sinal vermelho do semáforo – fiscalização eletrônica, 341; estacionar em local/horário proibido especificamente pela sinalização, 217; deixar o condutor de usar o cinto segurança, 183.

Em maio do ano passado as 5 infrações mais registradas foram: transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%, 6.130; transitar na faixa/pista da direita com circulação exclusiva para determinado veículo, 1.285; transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 20% até 50%, 786; Deixar o condutor de usar o cinto de segurança, 594; não registrar veículo em 30 dias, quando for transferir a propriedade, 487.

Nos meses de março, abril e maio do ano passado foram registradas 13.991, 11.759 e 11.579 infrações. Já este ano, nos mesmos meses, quando a cidade já estava em regime de isolamento, quarentena e lockdown, houve aumento para 15.850, 13.520 e 13.985, respectivamente nos meses de março, abril e maio.  As infrações do mês de junho ainda não estão disponíveis.

O lockdown foi aplicado na Região Metropolitana de 5 a 14 de maio visando reduzir a curva de transmissão da Covid-19. Especialmente nesse período, foi verificado, de acordo com o monitoramento de trânsito da Prefeitura de São Luís, a redução no tráfego de veículos nas principais avenidas da capital, como Guajajaras, São Luís Rei de França, Carlos Cunha, Colares Moreira, dos Franceses, Jerônimo de Albuquerque, Lourenço Vieira da Silva e Daniel de La Touche onde foram feitas barreiras, interdições e bloqueios por equipes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

Também em maio a campanha Maio Amarelo teve como tema, “Perceba o Risco. Proteja a Vida”, em que pedia a valorização da vida nesse momento de pandemia. Ainda assim, dentre os vários acidentes registrados no período, um ocorrido no dia 10 levou a óbito um dos envolvidos. O acidente foi na Avenida dos Holandeses e resultou na morte de um motociclista, de 42 anos, que, de acordo com primeiras informações, exercia a função de motoboy. O condutor de um Corolla prata, de 34 anos, perdeu o controle do veículo no retorno do Calhau, atingiu a moto e depois derrubou um poste.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias