COSTA DO MARANHÃO

Fase de reflutuação do navio encalhado na costa do Maranhão chega ao fim

Após a operação, o navio foi rebocado para uma área de águas mais profundas, a cerca de 60 milhas da costa maranhense

Foto: Thayane Maramaldo

A Marinha do Brasil informou que encerrou nessa quarta-feira (3) o processo de reflutuação do Navio Mercante (NM) Stellar Banner. Após a operação, o navio foi rebocado para uma área de águas mais profundas, a cerca de 60 milhas da costa maranhense, com objetivo de realizar inspeções estruturais. O resultado das inspeções servirá para a análise do destino final do meio.

Leia também:

Também foi informado que o Navio Patrulha Guanabara da MB está na cena de ação para monitoramento de manchas de óleo, e que o Oil Spill Response Vessel Bear também participa da operação, cumprindo o Plano de Reflutuação e Salvatagem, aprovado pelo Comando do 4º Distrito Naval e fiscalizado pela Capitania dos Portos do Maranhão e pelas autoridades ambientais do Estado do Maranhão, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e Secretaria de Estado do Meio ambiente e Recursos Naturais.

Conforme a Marinha, os órgãos e empresas envolvidas continuam envidando o máximo de esforços e recursos possíveis, com objetivo de solucionar o ocorrido com brevidade, e sempre atendendo as normas e legislação em vigor, priorizando a salvaguarda da vida humana no mar, a proteção do meio ambiente e segurança da navegação.

Navio Stella Banner

Ao todo, 145 mil toneladas de minério foram recolhidas. O navio Stella Banner está encalhado na costa maranhense desde o dia 24 de fevereiro, quando sofreu duas fissuras no casco, após sair do Terminal Portuário da Ponta da Madeira em São Luís, com destino à China.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias