Marinha do Brasil faz reunião para definir ações sobre navio encalhado
A empresa contratada pelo Armador permanece no local realizando inspeção das condições estruturais do navio
A Marinha do Brasil informou que nesta quinta-feira (27) que realizou uma reunião com objetivo de ampliar a avaliação e definir ações específicas quanto a situação do Navio “STELLAR BANNER”, que está encalhado a cerca de 100 km do Porto de Itaqui.
A reunião aconteceu na Capitania dos Portos do Maranhão, com a presença de representantes da Vale S.A, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ARDENT GLOBAL, Gerência Ambiental do Porto do Itaqui e Agentes Marítimos.
Leia também:
- Marinha confirma dois vazamentos em navio com minério na costa do Maranhão
- Gabinete de crise é aberto pela Marinha para possível dano ambiental em navio encalhado
A empresa contratada pelo Armador permanece no local realizando inspeção das condições estruturais do navio e conta com quatro rebocadores para apoio e resposta, em caso de vazamentos de carga ou de óleo combustível, que não confirmados até o momento.
Foi enviado um Navio Hidroceanográfico (Nho) Garnier Sampaio, Navio de Apoio Oceânico (NApOc) Iguatemi e uma Aeronave (UH-15), do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte, com previsão de realizar um sobrevoo na área de ação.
Esses meios tem o intuito de fiscalizar e verificar a viabilidade dos planos de desencalhe para a retirada da embarcação do local.