ABASTECIMENTO

Caema amplia coleta de esgoto em São Luís

A implantação mais 99,4 km de novas redes coletoras na capital resultou em 10.193 novas ligações domiciliares

Reprodução

As obras do programa “Mais Saneamento”, executadas pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), já permitiram chegar a quase 15 km de linha de recalque uma rede estruturada para bombeamento atuando nos trechos mais distantes ou elevados em relação às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de São Luís. Também já foram implantados 23,8 km de interceptores para coleta e interligação entre redes, visando o trânsito dos volumes de esgoto.

Outra ação do programa foi a implantação mais 99,4 Km de novas redes coletoras na capital, o que resultou em 10.193 novas ligações domiciliares. “São Luís é atendida pela Caema a partir de quatro grandes Sistemas Coletores para tratamento do esgoto: o Sistema São Francisco, Sistema Bacanga, Sistema Vinhais e Sistema Anil. Todos eles receberam algum tipo de intervenção ou obra visando aumentar a coleta e tratar adequadamente os efluentes.

Entre eles, há um destaque especial para o Sistema Vinhais, por conta da ETE Vinhais e, também, para o Sistema Anil, que em breve irá tratar todo o esgoto gerado à margem direita do Rio Bacanga pela ETE Anil”, explica o presidente da Caema, André dos Santos Paula.

A construção da Estação de Tratamento de Esgoto do Anil está em fase de conclusão. A ela, somam-se 12 Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), 4,2 km de linha de recalque, 5,8 km de interceptores, 46,6 km de rede e aproximadamente cinco mil novas ligações prediais, para o recebimento de todo o esgoto doméstico produzido por mais 52.200 moradores de 17 grandes bairros da capital compreendidos na margem  do Rio Anil.

O projeto do Sistema Vinhais contempla 10 Estações Elevatórias de Esgoto, 8.7 km de linha de recalque, 29 km de interceptores, 148 km de redes coletoras e 28 mil novas ligações prediais, para tratamento na ETE Vinhais. Pelo Sistema São Francisco, são 9 Estações Elevatórias de Esgoto, 1,6 km de linha de recalque, quase 2km de interceptores e 21,9 km de redes com 1.394 ligações, para tratamento na ETE Jaracati. Já no Sistema Bacanga, 5 Estações Elevatórias de Esgoto, 2,2 Km de linha de recalque, 11 km de interceptores e 5.295 ligações integrada aos 51,4 km de redes destinam efluentes para a ETE Bacanga.

Mais de R$ 320 milhões já foram investidos em obras para ampliar as redes de coleta de esgoto, construir novos equipamentos para tratar os efluentes e, também, realizar adequações para melhoria das estações de tratamento de esgoto que já operavam junto aos quatro grandes Sistemas de tratamento existentes na ilha.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias