ESTAÇÕES

Primavera o ano todo no Maranhão

Florada dos ipês na capital maranhense determina a chegada da primavera no hemisfério sul

Reprodução

É primavera. A estação, que é uma das mais aguardas do ano, começou em todo o hemisfério sul do planeta. No Brasil, a estação é caracterizada pela chegada das chuvas. No Maranhão, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas estarão mais elevadas, principalmente na região sul do Maranhão.

Em entrevista a O Imparcial, Gunter de Azevedo Reschke, meteorologista, explicou que a primavera, a estação de transição entre o inverno e o verão, iniciou oficialmente ontem e vai até o dia 22 de dezembro. A sua chegada se deve a um fenômeno astronômico chamado Equinócio – quando a luz solar incide da mesma forma sobre os dois hemisférios, fazendo com que os dias e as noites tenham a mesma duração (12 horas cada). Esse evento acontece duas vezes por ano – e dá início à primavera e ao outono. “Basicamente aqui no Maranhão temos duas estações: a seca e a chuvosa. Isso acontece porque estamos bem próximos da Linha do Equador. Devido a inclinação do eixo da Terra e a trajetória aparente do sol. O sol neste momento está em cima da Linha do Equador provocando o equinócio de primavera . Este fenômeno está vindo do hemisfério norte, está em cima da Linha do Equador e daqui para frente ele vai se posicionar mais ao sul. Ou seja, Durante este fenômeno o sol incide com maior intensidade na região equatorial da Terra, fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração (12 horas cada)”, disse. 

Gunter de Azevedo Reschke acrescentou, ainda que, quando for no dia 22 de dezembro, o sol vai se encontrar no solstício de  verão. O sol segundo o meteorologista vai estar na sua máxima inclinação solar, ele vai alcançar 23º e 23 minutos:. “Isso significa que no dia 22 de dezembro inicia-se a estação de verão do Brasil e da América do Sul, e lá para o hemisfério norte, inicia-se o inverno. Os dias para nós aqui no hemisfério sul serão mais compridos para as regiões que estão mais ao sul onde o dia terá duração de 14 horas até, enquanto nós aqui vamos continuar com a mesma duração de 12 horas. O Maranhão recebe no ano todo 12 horas de sol praticamente. Vamos continuar a receber a mesma quantidade de radiação solar”. 

Gunter de Azevedo Reschke afirmou que no Maranhão a primavera acontece o ano todo por conta da florada das árvores frutíferas que fazem parte do ecossistema do estado, como a do Bacuri e cupuaçu que acontece em janeiro; em julho e agosto época do jambo, setembro e outubro caju e juçara e assim por diante. “Isso depende  muito da espécie e das chuvas. Se tiver irrigação você tem primavera o ano todo”, finalizou.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias