MUDANÇAS

Prefeitura altera trânsito para o Desfile de 7 de Setembro e aniversário da cidade

As ações visam garantir mais comodidade e segurança à população

Foto: Reprodução Maurício Alexandre (Agência São Luís)

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), irá promover alterações no trânsito devido a realização Desfile de 7 de Setembro, neste sábado (7) e nas ruas que dão acesso à Praça Maria Aragão em função das comemorações do aniversário de 407 anos de fundação da cidade.

Nas imediações da praça, o tráfego já foi alterado desde a última quinta-feira (5), quando começaram as celebrações que prosseguem até domingo (8).

Considerando a necessidade de adequação do quantitativo de ônibus para atender a demanda da realização dos eventos comemorativos da Semana da Pátria e do aniversário de 407 anos de São Luís, realizado na Praça Maria Aragão, a SMTT determinou que as empresas permissionárias do Sistema de Transporte Urbano de São Luís, deverão disponibilizar, na área ao lado do Terminal da Praia Grande, o quantitativo de ônibus, com motorista e cobrador, das linhas já previamente determinadas. As saídas serão do terminal, logo após o final dos eventos, sentido Avenida Beira-Mar, Shopping do Cidadão (antigo Casino Maranhense), retorno da RFFSA, posteriormente seguindo até o ponto final das referidas linhas.

Em relação as interdições, para o desfile do Dia da Independência, neste sábado (7), será interditado trecho entre a Fonte do Bispo e cruzamento da Avenida Vitorino Freire com Avenida Kennedy. Com a medida, fica então proibido o tráfego de veículos em determinados pontos a serem sinalizados pelo órgão entre 6h e 14h.

A SMTT está alertando os condutores de veículos para que não tentem ingressar com veículos nas áreas interditadas, restritas aos carros de serviços do evento. Para ter direito a transitar nesta área os carros deverão estar devidamente credenciados. Terão acesso a este espaço apenas viaturas da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, veículos devidamente credenciados e carros da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, ambulâncias e de limpeza urbana.

As alterações vão promover mudança de itinerário em pelo menos cinco sentidos de fluxo do trânsito, com incidência maior sobre as linhas do ônibus. No primeiro sentido, os veículos procedentes da área Itaqui-Bacanga que busquem alcançar a Avenida dos Africanos, a SMTT estará utilizando cones sinalizadores na Avenida Senador Vitorino Freire, orientando motoristas sobre as vias permitidas.

Já os veículos que têm como itinerário de origem a Avenida São Marçal, deverão seguir para a Kennedy e, na sequência, pelas avenidas Senador Vitorino Freire, Kennedy e Jaime Tavares. O desvio será no seguinte sentido: transitando pela Avenida São Marçal, o veiculo deve seguir pela avenida Getúlio Vargas até o Canto da Fabril, Travessa do Galpão, retomando o itinerário normal.

Os veículos que, após a rotatória da Fonte do Bispo, se direcionarem para a Avenida dos Africanos, deverão utilizar uma rua auxiliar da Choperia Marujo para alcançar a Barragem do Bacanga. A partir daí, seguindo pela avenida dos Portugueses, contornam de volta no sentido Centro para, então, acessar a Avenida dos Africanos.

Carros que estiverem trafegando na Avenida Camboa em direção à Avenida Senador Vitorino Freire retornando à Avenida Kennedy terão como opção fazer o desvio pela Ponte Bandeira Tribuzi e avenidas Vitorino Freire, Camboa, para depois seguir no sentido Praça da Bíblia.

Por fim, para os veículos que trafegarem a partir da Avenida dos Africanos, o desvio será pelo retorno da rua de fundo da Rádio São Luís, cujo trânsito será feito em mão dupla, com a utilização de cones, até a Avenida Vitorino Freire, passando pela entrada da Barragem do Bacanga para, depois, então ir até a rotatória da Fonte do Bispo.


TRÂNSITO NA PRAÇA MARIA ARAGÃO

A SMTT vai alterar o trânsito nas ruas que dão acesso à Praça Maria Aragão em função das comemorações do aniversário de 407 anos de fundação da cidade. Todo o trânsito da Rua Rio Branco e Rua Barão de Itapary (em frente ao Hospital Dutra) que descem em frente à praça, será desviado e descerá pela Rua Coelho Neto, das 16h de quinta (5) até 2h da manhã de domingo (8). O trânsito volta a ser interditado no local das 16h de domingo (8) até 2h da manhã de segunda (9).

A secretaria disponibilizará durante todo o evento, agentes de trânsito, em viaturas e motocicletas para orientar os motoristas. De acordo com a demanda do público, os agentes de trânsito posicionados no cruzamento semafórico da Rua Coelho Neto com a Avenida Beira-Mar, poderão interditar o local. Se for necessário, também interditarão na Avenida Beira-Mar sentido Camboa. Há ainda a possibilidade de interdição nos dois sentidos da Avenida Beira-Mar para garantir a segurança do público no evento.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias