MOBILIDADE

Novo Terminal do Cujupe é inaugurado

Passageiros que fazem a travessia entre São Luís e a Baixada Maranhense terão mais conforto e segurança com as novas instalações

Divulgação

Garantir mais conforto e segurança aos passageiros que fazem a travessia entre São Luís e a Baixada Maranhense. Essa é uma das premissas que nortearam a obra de reconstrução do novo Terminal do Cujupe, entregue oficialmente na manhã do último sábado (21) pelo governador Flávio Dino.

Orçada em R$ 13,5 milhões, a obra garante uma nova estrutura para embarque multimodal de passageiros, que amplia a infraestrutura de um serviço que movimenta, por ano, 1,8 milhão de passageiros e cerca de 330 mil veículos.

Com a entrega, o Maranhão ganha um terminal moderno, focado em tornar mais dinâmicas as operações de embarque e desembarque de passageiros e veículos no translado via ferryboat.

Novos serviços

O novo Terminal do Cujupe conta com posto de atendimento Viva/Procon, Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Praça de Alimentação, Wi-Fi gratuita, Fraldário e Farmácia.

No novo terminal também foi desenvolvido um projeto voltado para a inclusão de vendedores que atuavam em situação de informalidade. Empreendedores da Associação dos Vendedores do Terminal do Cujupe (AVTEC) saíram da informalidade e agora ocupam os boxes construídos e equipados pela EMAP. Cada box dispõe de geladeira, estufa, fogão elétrico e – de acordo com a atividade – também foram entregues chapas, sanduicheiras, entre outros itens.

O governador Flávio Dino avalia que a obra vai garantir mais qualidade de vida a centenas de pessoas que diariamente utilizam o serviço de ferryboat.

“Nós sabemos a importância do ferryboat para toda a população da baixada maranhense, da região do Gurupi, Alto Turi, do Litoral Ocidental. Essa é uma forma de nós, mediante os investimentos da Emap, garantirmos mais qualidade de vida para esses usuários”, ressaltou o governador.

Multimodal e Expresso Metropolitano

Além do terminal marítimo, o novo Terminal do Cujupe conta agora com uma estação rodoviária. A perspectiva do presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Lawrence Melo, é que o novo terminal gere forte impacto na vida dos maranhenses que utilizam esse tipo de transporte. Lawrence Melo anunciou ainda a criação de uma linha do Expresso Metropolitano que vai atuar no terminal.

“A MOB muito em breve contará com um posto avançado de fiscalização aqui no Terminal. Nós temos essa obrigação de regular e fiscalizar o transporte intermunicipal, tanto no modal rodoviário, quanto no aquaviário. E dessa forma estaremos implantando uma linha do expresso metropolitano que vai ligar o Terminal do Cujupe ao município de Pinheiro”, assegurou.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias