7 DE SETEMBRO

Militares participam de desfile em São Luís

Desfile comemorativo realizado na capital maranhense, com a participação de membros das Forças Armadas, Corpo de Bombeiros, escolas, comunidade e políticos

Reprodução

O Dia da Independência (também chamado Dia da Independência do Brasil, Sete de setembro, e Dia da Pátria) é um feriado nacional do Brasil celebrado no dia 7 de setembro de cada ano. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822.  Para celebrar a data, acontece neste sábado (7), a partir das 8h da manhã, o desfile comemorativo realizado na capital maranhense, com a participação de membros das forças armadas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, escolas militares comunidade e representantes políticos.

O Dia da Independência é marcado por desfiles patrióticos na maioria das cidades brasileiras. O mais famoso deles ocorre em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, com a presença do Presidente da República, que faz uma revista às tropas. Desfiles similares ocorrem em todas as capitais estaduais, com a presença dos respectivos governadores, e em várias outras cidades em todo o país.

As apresentações na capital maranhense serão realizadas por militares do 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) em parceria com o Governo do Maranhão. Por causa do desfile, o trânsito na região será alterado.

Haverá, entre outros veículos, várias viaturas do Exército, Polícia Militar e Corpo de bombeiros, além das tropas que seguirão a pé, para a população acompanhar boa parte desses profissionais que atuam diariamente na capital maranhense.

Foram convidados para o evento, o secretário de Segurança, o subcomandante da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), coronéis da Polícia Militar, delegados da Polícia Civil, o Comandante do Corpo de Bombeiros, representantes da Marinha , Exército, Aeronáutica, políticos e comunidade, além do governador Flávio Dino que deve acompanhar os desfiles no palanque da solenidade

Também hoje dia 7 de setembro, acontece o Grito dos Excluídos e Excluídas, que há 22 anos leva as demandas populares para as ruas. Dezenas de entidades ligadas aos movimentos sociais deverão fazer protestos em prol dos direitos humanos e justiça social. Na ilha a manifestação acontecerá na área Itaqui Bacanga com direção ao Anel Viário.

Articuladoras e articuladores de várias cidades brasileiras já estão realizando reuniões e pré-Gritos, organizando agendas, definindo trajetos e locais para as atividades e articulando as manifestações que ocorrerão no período da Semana da Pátria, tendo como ponto máximo o dia 7 de Setembro.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias