RECONHECIMENTO

Grupo O Imparcial recebe homenagem na Câmara de São Luís

Proposição de autoria do vereador Pavão Filho (PDT), homenageou profissionais dos jornais O Imparcial, O Estado do Maranhão e Jornal Pequeno que tem mais de 60 anos de serviços prestados à sociedade maranhense

Reprodução

Os jornais O Imparcial, O Estado do Maranhão e Jornal Pequeno que tem mais de 60 anos de existência, foram homenageados nesta sexta-feira (20) em uma sessão solene no plenário Simão Estácio da Silveira, promovida pela Câmara Municipal de São Luís. O presidente da Casa, vereador Osmar Filho (PDT), presidiu a solenidade que contou com a presença de Hilda Marques Bogéa, diretora presidente do Jornal Pequeno; do presidente do Grupo O Imparcial, Pedro Freire; e Clóvis Cabalau, atual diretor de redação de O Estado.

A proposição de autoria foi do vereador Pavão Filho (PDT) que ressaltou a importância destes periódicos para a construção da história da sociedade maranhense, por meio do jornalismo impresso. O parlamentar destacou a independência como um pilar fundamental para o jornalismo de qualidade e ressaltou o compromisso dos três veículos com uma informação de qualidade para com a sociedade.

“O jornal é o elo de comunicação entre a sociedade e o poder constituído. Essa casa homenageia estes três veículos de comunicação por meio de seus profissionais, dos seus colaboradores, dos seus dirigentes que tem contribuído de forma efetiva para a comunicação de nossa cidade. Não poderia fazer esta homenagem sem reviver a história. E é revivendo a história que nós podemos conhecer o que aconteceu. E para conhecer aquilo que aconteceu é preciso que alguém tenha escrito a história. E hoje estamos homenageando aqueles que escreveram a história de nossa cidade há mais de 60 anos”, ressaltou Pavão Filho.

O presidente da Casa, vereador Osmar Filho (PDT), acrescentou que uma das atribuições da Câmara é prestar homenagem a pessoas e categorias e qualquer tipo de segmento que contribuem com o avanço da nossa cidade. “Esses três jornais que são grandes fontes de informação, que de fato, dão uma grande contribuição levando uma boa informação em todo o estado do Maranhão e fortalecendo a democracia”, completou o chefe do legislativo.

O presidente do Grupo O Imparcial, Pedro Freire, enfatizou que esta homenagem é muito especial para O imparcial, O Estado do Maranhão, Jornal Pequeno e para os profissionais que fazem parte destas empresas.

“Entendemos que esta é uma homenagem importante para todos nós. Poucas empresas no Maranhão tem 93 anos de história e nós ao longo deste tempo temos cumprido a nossa missão e de um certa forma deixando o nosso legado para a posteridade. Eu com 50 anos de O Imparcial, ainda não tinha visto uma homenagem como esta, em grupo. E estou muito satisfeito com isso. Vale lembrar que O Estado do Maranhão foi fundado pelo presidente José Sarney, que foi repórter e editor de O Imparcial. Nós também tivemos em nossa redação como membro, José de Ribamar Bogéa, fundador do Jornal Pequeno. O jornal O Imparcial é uma escola que agora está se perpetuando. O vereador Pavão Filho teve essa ideia brilhante e nós estamos muito satisfeitos”, ressaltou Pedro Freire.

Para o coordenador de redação de O Imparcial, Célio Sérgio Ferreira, este reconhecimento é muito importante para todos os profissionais que trabalham nos jornais impressos de São Luís.

“É muito importante para a comunidade jornalística esse registro histórico para os jornais com mais de 60 anos de vida. E nós, estamos fazendo este continuísmo com a nossa migração para a era digital. O Imparcial está a frente disso. E o que fica é este momento para a história, para as gerações de futuros jornalistas que estão chegando no mercado de trabalho. Que o jornalismo impresso tenha uma vida longa e com certeza O Imparcial estará fazendo parte desta história daqui para frente”, pontuou Célio Sérgio Ferreira.    

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias