SÃO LUÍS

Lojas e supermercados fecham as portas na segunda-feira em São Luís

Para não passar aperto, clientes precisam antecipar compras antes do feriado pelo Dia do Comerciário, comemorado no dia 22 de outubro

Foto: Reprodução.

Nesta segunda-feira, 22, o comércio de São Luís não funcionará em função do Dia do Comerciário, data celebrada anualmente na penúltima segunda-feira do mês de outubro, de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho.

Neste dia, os comerciários celebram a luta por melhores condições de trabalho e qualidade de vida. A origem da comemoração vem da década de 1930, quando começaram a surgir as primeiras associações e uniões, que posteriormente se transformariam em sindicatos.

Cansados das longas jornadas de trabalho, os comerciários se reuniram e entregaram ao então presidente Getúlio Vargas suas reivindicações. Foi então, em outubro de 1932, que foi assinado o Decreto de Lei 4042, no qual se determinava que aqueles que trabalham com comércio só devem trabalhar 8 horas diárias, além de ter descanso remunerado aos domingos.

Em São Luís, a data será comemorada este ano com grande festa na sede do Sindcomerciários, na estrada de São José de Ribamar, a partir das 10h da manhã.

“Embora o cenário em que a gente se encontra não seja propício para festejar, não podemos esquecer da nossa luta em defesa dos trabalhadores. É por isso que nossa confraternização vai ser animada, com muita música e feijoada. Teremos também um torneio de futebol feminino e masculino”, diz o presidente do sindicato, Osvaldo Muller.

O presidente ressalta que o Ministério do Trabalho já foi acionado para realizar blitz durante a segunda-feira, 22, para verificar se todas as lojas estão fechadas. “Lojas de shopping, de rua, supermercados, todos devem fechar. Apenas as farmácias podem funcionar livremente por oferecer serviço essencial”, pontua Osvaldo.

Em São Luís, o supermercado Mateus também fecha as portas no feriado. No interior, o funcionamento depende da negociação com cada sindicato.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias