RENDA EXTRA

Prazo para sacar PIS/Pasep termina hoje; veja se você tem direito

Caso perdido esse prazo, o dinheiro só poderá ser tirado em situações previstas em lei, como por exemplo aposentadoria, doenças graves, morte, e ter idade acima de 60 anos.

Foto: Reprodução

Termina na sexta-feira, 28, o prazo para as pessoas com menos de 60 anos sacar a cota do PIS/Pasep. Caso perdido esse prazo, o dinheiro só poderá ser tirado em situações previstas em lei, como por exemplo aposentadoria, doenças graves, morte, e ter idade acima de 60 anos.

Cerca de R$ 6 bilhões de reais ainda não foram retirados por pessoas menores de 60 anos, segundo informações da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

O pagamento da cota PIS/Pasep é destinado a trabalhadores que atuaram formalmente na iniciativa privada ou serviço público entre os anos de 1971 e 1988. Mesmo quando o depósito deixou de ser feito desde a Constituição de 1988, o dinheiro ficou depositado nos bancos em nome dos trabalhadores, que podiam retirar os vencimentos apenas uma vez por ano.

Como consultar se possui cota do PIS?

  • É preciso saber primeiro o número do PIS ou NIS. Esse número costuma estar anotado nas últimas páginas da carteira de trabalho. O número também pode ser encontrado no Cartão do Cidadão ou no extrato do seu FGTS impresso.
  • Depois de consultar o número do PIS ou NIT, é necessário cadastrar uma senha na internet. Quem já possui a senha do Cartão Cidadão é preciso clicar na página da Caixa na internet para cadastrar a senha internet. Na página é preciso digitar o NIS, em seguida clicar no botão “Cadastrar Senha”, depois de ler o contrato de prestação de serviços e selecionar a opção “Aceito”, basta informar a Senha Cidadão e a Senha Internet que deseja cadastrar.

Para quem não tem senha cidadão,  o processo é um pouco diferente.

É preciso clicar na página e digitar o número do NIS, clicar em “Cadastrar Senha”, ler o contrato de prestação de serviços e selecionar a opção “Aceito”. Em seguida, é preciso preencher os dados pedidos, conforme seu cadastro, e clicar em “Confirmar”. Faça o cadastro da senha desejada e clique em “Confirmar”.

Quem possui o Cartão do Cidadão ainda pode fazer também o pré-cadastramento da senha pelo telefone 0800-726-0207 e depois finalizar em alguma casa lotérica. Quem não tem o cartão precisa ir até uma agência Caixa para fazer o cadastramento.

Após o cadastro da senha internet, o trabalhador pode fazer a consulta, na página da Caixa Econômica.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS