LIBRAS

Comunicação entre surdos e ouvintes é barreira a ser superada

De acordo com o último Censo do IBGE, existem pelo menos 9,7 milhões de surdos no Brasil. A comunicação com a população ouvinte através da Língua Brasileira de Sinais, no entanto, ainda é um desafio

O Dia Nacional dos Surdos é celebrado anualmente no dia 26 de setembro. Apesar das conquistas e avanços, através da presença de intérprete de LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais, cada vez mais comum principalmente em salas de aula, a comunicação entre pessoas com surdez – pelo menos 9,7 milhões, segundo o último Censo do IBGE, realizado em 2010 – ainda é uma barreira, sobretudo em espaços comuns como empresas e hospitais.

Dia dos Surdos é marcado por programação em São Luís. (Foto: Juliana Ribeiro / O Imparcial)

Fernando é surdo, e atua como intérprete e professor de LIBRAS no Centro de Ensino e Apoio à Pessoa com Surdez (CAS) de São Luís. Para ele, a sociedade tem um papel importante para superar este desafio. “É importante que as pessoas venham fazer cursos de Libras para melhorar a questão da comunicação. Algumas empresas, hospitais, empresas da área da saúde. É importante que façam isso para que essa comunicação melhore, porque ainda falta, ainda tem sim esse problema”, comenta.

A gestora do CAS, Vanessa Lúcio, reitera: “O surdo é um cidadão comum, ele não está invisível, ele está participando de tudo que há na sociedade. É um desafio, porque a Libras não é acessível a todos, nem todo mundo tem o interesse de aprender, e isso dificulta a vida do surdo. Se ele chega num hospital, numa farmácia, vai ter alguém pra entender o que ele está querendo?”, questiona.

Centro de Ensino e Apoio à Pessoa com Surdez

Centro de Ensino e Apoio à Pessoa com Surdez Profª Maria da Glória Costa Arcangeli (CAS), localizado no bairro da Alemanha, oferece semestralmente cursos de LIBRAS para a comunidade. Ligada à Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), o Centro defende a inclusão da pessoa surda maranhense, através da educação bilíngue.

Em alusão ao Dia dos Surdos, o CAS realiza esta semana programação especial com oficinas e espaços destinados tanto às pessoas com surdez, quanto aos ouvintes que se interessam pela temática e por aprender LIBRAS. O evento ocorre até a próxima sexta-feira, 28, na sede do Centro. Confira a programação e saiba mais sobre os cursos.

Dia dos Surdos

O Dia Nacional dos Surdos tem como objetivo trazer o debate da inclusão de pessoas com deficiência auditiva na sociedade. A data faz referência à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, no Rio de Janeiro, hoje Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Outra grande conquista da comunidade de pessoas com surdez foi o reconhecimento nacional da LIBRAS, através da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e do Decreto nº 5.626/2005.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS