TRANSPORTE DE PASSAGEIROS

Como foi a capacitação de motoristas com intuito de fomentar o turismo

Curso foi realizado pela Setur e integra a política de fortalecimento do turismo da capital maranhense

(Foto: Maurício Alexandre/Agência São Luís)

Integrando as ações de fortalecimento da cadeia turística de São Luís implantada pela gestão do prefeito Edivaldo, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) capacitou motoristas que trabalham com transporte de passageiros na capital maranhense. A Capacitação Turística para Motoristas teve duração de três dias e durante as aulas foram destacados os principais atrativos de São Luís para que as informações sejam repassadas aos turistas que chegam à Ilha.

O principal objetivo da capacitação é tornar ainda mais conhecidas as belezas e os atrativos de São Luís, de acordo com a secretária de Turismo, Socorro Araújo. “Nós realizamos sempre capacitações em diversas áreas voltadas para beneficiar o visitante e também a população ludovicense. É importante que quem atenda os turistas assim que eles chegam à cidade saiba explicar toda a riqueza da capital do Maranhão e, normalmente, essa figura é o motorista que vai fazer o translado até a hospedagem do visitante”, pontuou a gestora.

Rafael Silva se dedica exclusivamente à profissão de motorista e conseguiu participar de todas as aulas da capacitação. “É importante conhecer mais sobre a área em que a gente atua. Eu trabalho com o atendimento direto ao público que chega na cidade e faz muitas perguntas. Várias vezes já me deparei com perguntas que eu não sabia responder sobre a minha própria cidade… Então eu busco sempre me atualizar e aprender mais, para compartilhar com o restante do mundo que passa por São Luís”, conta Rafael.

MÓDULOS

Os módulos do curso variam entre Noções de Turismo, Qualidade no Atendimento e Atrativos Culturais, por exemplo. A instrutora e turismóloga Fernanda Batalha ministrou o módulo de Qualidade no Atendimento e destacou a importância de conhecer bem a cidade e atender bem o público. “A verdade é que muitas vezes os próprios ludovicenses não sabem todo o nosso potencial. Essa é uma realidade que a Secretaria de Turismo tem trabalhado ao longo da gestão do prefeito Edivaldo, por meio de cursos, capacitações, feiras… E o público abraça essa causa e participa de tudo. Essa é uma realidade importante para melhorar o turismo em São Luís”, explicou.

Paulo Roberto da Silva trabalha como cabeleireiro durante o dia, e durante a noite ele procurou uma complementação para a sua renda como motorista. “Por trabalhar durante o período noturno, a quantidade de pessoas perguntando o que tem para fazer na cidade, por exemplo, é muito maior. A gente tem que estar antenado para saber responder perguntas como estas”, disse o motorista.

CITY TOUR

Após as aulas realizadas na sede da Setur, no Centro, os motoristas realizaram um city tour que passou pela Praça Benedito Leite, Igreja da Sé, Palácio de La Ravardière (sede da Prefeitura), Palácio dos Leões (sede do Governo do Estado) e também à Casa do Maranhão, a Rua Portugal, finalizando o trajeto no Mercado das Tulhas da Praia Grande.

O passeio foi acompanhado pelo guia de turismo José Ribamar da Costa, que buscou apontar a história por trás de cada rua, praça e casarão pelo qual os motoristas passaram. “Dessa maneira, eles compreendem de forma mais ampla tudo que foi apresentado nas aulas, e é justamente esse um dos objetivos do curso: fixar na cabeça dos motoristas o nosso potencial para que eles possam repassar aos visitantes”, finalizou.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS