Abastecimento de água

Caema inicia interligação da nova adutora do Sistema Italuís

De acordo com a companhia, os serviços estão previstos para ser concluídos até a tarde do próximo sábado, 19, quando o abastecimento deve ser retomado

Reprodução

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) começou na manhã desta quarta-feira, 16, os serviços de interligação da nova adutora que dará vasão ao Sistema Italuís, que atende o abastecimento de água de 159 bairros de São Luís.

Prevista para entrar em funcionamento em dezembro de 2017a nova adutora, que aumentará em 30% a capacidade de vazão de água para os bairros atendidos pelo Italuís, promete reduzir os danos do velho sistema. Segundo a Caema, mais de 35 rompimentos na adutora antiga já afetaram a distribuição de água à população de São Luís.

São 20 km de extensão da adutora que percorrem o Campo de Periz até o Km 43, onde está sendo instalada uma peça em formato Y, peça responsável pela bifurcação que permite a utilização simultânea da adutora antiga e da nova, garantindo uma flexibilidade operacional.

A Caema informa que até a tarde do próximo sábado, 19, o abastecimento de água seja retomado gradualmente. Algumas áreas vão ter o retorno antes de outras, como sempre ocorre nessas ocasiões por causa do longo percurso que a água percorre.

Em relatório divulgado por volta do meio dia de ontem, 16, a Caema informa que os trabalhos foram iniciados às 6h da manhã, com o esgotamento da adutora e a desmontagem de junta mecânica e posterior retirada do tudo de ligação já existente.

Em seguida, no Km 43, em Periz de Baixo, foi iniciada a fase de caldeiraria e acoplamento da ‘peça Y’. Já Às 17h, a companhia informou que já deu início à soldagem da peça. Além disso, foram iniciados também na manhã de ontem, a recuperação da subestação elétrica da captação de água bruta, fundamental para o funcionamento da nova adutora.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias