VOLTA ÀS AULAS

O que levar em consideração na escolha da escola?

Na hora de optar pela educação dos filhos é importante os pais conhecerem a proposta pedagógica e considerar o que esperam da escola como espaço físico, profissionais, localização, período e oferta de cursos extras

(Foto: Reprodução)

Um dos maiores desafios para os pais com filhos em idade escolar é encontrar uma instituição que ofereça condições eficientes de aprendizado com confiabilidade e segurança. Para aqueles que trabalham o dia todo, esse desafio se torna maior ainda porque são levados a buscar uma escola integral.

Existem muitas opções para a educação infantil, mas, nem por isso, a escolha pela escola é fácil. As preocupações dos pais incluem a expectativa do primeiro dia, novos amigos, aprendizados e descobertas. Tudo que se vive na escola contribui para a formação do ser humano e, por isso, escolhê-la é tão difícil.

Aos pais, é importante saber exatamente o que esperam da escola. Cada família tem seus próprios aspectos a considerar, como aquilo de que não abre mão, espaço físico, profissionais qualificados, localização, opção de período integral, oferta de cursos extracurriculares.

Outro ponto bastante importante é a proposta pedagógica estabelecida por cada escola. Prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, ela define a linha orientadora de todas as ações da escola, e geralmente está baseada em uma base educacional proposta e descrita em determinada teoria pedagógica.

Para Carla Tavares, psicopedagoga e mestranda em gestão educacional, a proposta pedagógica influencia diretamente no nível de desenvolvimento da criança. Daí também a importância do acompanhamento pedagógico, de uma boa estrutura e de profissionais capacitados.

A profissional desenvolve em sua área de atuação a proposta pedagógica sociointeracionistas que trabalha o estudo das disciplinas associado à vivência nas relações com a família, a natureza e a sociedade, educando com princípios e valores cristãos.

“Trabalhamos com a educação com princípios e com a escola de inteligência para desenvolver o aspecto comportamental da criança. Priorizamos o resgate dos valores, inserindo isso no contexto pedagógico das crianças”, ressaltou a diretora da Escola Integral Diante do Aprender, Hellen Viana.

A instituição de ensino, até então, trabalha com as séries do maternal ao 4º ano do ensino fundamental, oferecendo ainda serviço pedagógico com reforço escolar, oficinas, esporte e programa bilíngue no contraturno.

O diferencial para quem procura uma escola com as tradicionais bases didáticas é também a oferta de cursos extracurriculares incluída em todas as séries. Além da educação com princípios, a escola oferece ensino bilíngue, robótica, educação financeira, escola de inteligência e apoio psicopedagógico.

Samanta Serra, mãe da Gabriela, aluna do maternal III, diz que procurava uma escola que oferecesse estrutura e segurança. “É o segundo ano que a minha filha estuda nessa escola. Nós a escolhemos por nos transmitir a confiança que procurávamos e os recursos necessários para a educação da nossa filha”.

Foto: Reprodução

 

A unidade escolar também oferece dispositivo tecnológico para os pais acompanharem as atividades dos filhos. “Nós oferecemos esse acompanhamento dentro da Agenda Kids, que é online, todas as atividades são colocadas lá”, apontou Carla Tavares.

Com seis anos de atuação e estrutura reformulada, a instituição de ensino integral oferece três pacotes: escola (manhã ou tarde), plano parcial (manhã ou tarde) e plano integral (7h30 às 17h30). Os sistemas parcial e integral estendem os cuidados também à alimentação e banho das crianças associadas.

“Qual o resultado de tudo isso? Nós conseguimos crianças mais disciplinadas, crianças mais afetivas e mais independentes. Conseguimos atingir esses objetivos que são essenciais para a formação dos indivíduos”, conclui Carla Tavares.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias