Saúde infantil

Mais de 500 crianças atendidas no projeto Consultórios Itinerantes

A ação possibilita aos alunos realizarem consultas oftalmológica e receberem óculos de grau, caso seja identificada esta necessidade.

Projeto Consultórios Itinerantes, realizado pela Prefeitura de São Luís

Estudantes da U.E.B Henrique de La Roque, na Vila Embratel, reinaugurada no último dia 09 pelo prefeito Edivaldo, estão sendo beneficiados com o projeto Consultórios Itinerantes.

A ação possibilita aos alunos realizarem consultas oftalmológica e receberem óculos de grau, caso seja identificada esta necessidade. O projeto é resultado de parceria entre a Prefeitura de São Luís com as secretarias estaduais de Educação (Seduc) e Saúde (SES) e o Hospital Universitário Presidente Dutra, com o envolvimento das secretária municipais de Educação (Semed) e de Saúde (Semus). De 21 de agosto até sexta-feira (15), já foram realizados 500 atendimentos.

A escola atende cerca de dois mil estudantes, de 6 a 14 anos, nos turnos matutino e vespertino, e todos farão os exames e consultas requeridos pelo programa.

“É uma ação importante que gera resultados significativos no desempenho escolar, contribuindo para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, uma das prioridades da gestão do prefeito Edivaldo”, disse o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa.

O projeto Consultórios Itinerantes integra o programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal com a parceria de estados e municípios na gestão e planejamento das atividades. A coordenadora do PSE pela Semed, Juliana Ribeiro, destaca a importância da parceria para a realização do programa.

“Cada parceiro tem sua parcela de contribuição na gestão, planejamento, transporte e logística para que as ações acontecem”, destaca Juliana Ribeiro, informando que são sete os médicos oftalmologistas participantes do projeto (quatro do município e três do Hospital Universitário).

Consultas

As consultas estão sendo realizadas todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 14h às 16h30, no Centro de Referência Oftalmológica do Hospital Universitário Presidente Dutra, no Centro de São Luís.

Juliana Ribeiro explica que são atendidos em média 26 estudantes por dia, sendo 13 pela manhã e 13 a tarde, o que dá um total de 130 consultas semanais. Segundo a coordenadora do PSE, como a média é de aproximadamente 500 atendimentos por mês, a U.E.B. Henrique de La Roque (com 2 mil estudantes) deve ter as consultas finalizadas o fim de novembro

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias