Recanto do Turu

Moradores do Recanto do Turu reclamam de descaso da prefeitura

Ruas do bairro acumulam problemas há décadas. Por lá, não há asfalto, nem saneamento básico, e o lixo e mato se acumulam por toda parte

Reprodução

Há quase duas décadas, moradores do Recanto do Turu, na Região Metropolitana de São Luís, convivem com a falta total de infraestrutura. A lista de problemas do bairro é extensa: falta asfalto, saneamento básico e o lixo e entulho se acumulam por toda a parte. Moradores ouvidos pela reportagem de O Imparcial afirmaram que desde 2014 a Prefeitura de São José de Ribamar promete realizar trabalhos de melhorias nas ruas do bairro, mas nada nunca foi feito.

“Aqui no bairro existe essa indefinição: é São José de Ribamar ou São Luís? A coleta de lixo é feita pela prefeitura de São Luís, mas o IPTU é cobrado pela prefeitura de São José de Ribamar. No fim, nenhuma das duas assume a responsabilidade pela manutenção das ruas do bairro. Em 2014, depois de muita reclamação aqui, a prefeitura de Ribamar chegou a garantir que faria serviços na rua, mas nada foi feito. É um total descaso das duas prefeituras”, reclamou o estudante Raimundo Alberto, de 22 anos, que mora na rua 28.

Ainda segundo moradores, os problemas de infraestrutura das ruas culminam em outros mais graves. “Com o mato se acumulando e falta de iluminação de qualidade, os bandidos se sentem mais confiantes pra assaltar aqui. Eu já fui assaltado mais de cinco vezes”, reclamou o morador João Ramon, de 25 anos.

Moradores também afirmaram que, por causa da falta de infraestrutura, os problemas se acumulam ao longo de todo o ano. “Quando chove, as ruas viram enormes poças de lama. Quando faz sol, a poeira entra nas casas e deixa tudo sujo. Passar de carro aqui já está difícil. E, se continuar dessa forma, até pedestre não vai mais conseguir trafegar por aqui”, opinou a moradora Larissa Teixeira, que mora desde 2007 na rua 28 do bairro.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de São José de Ribamar. Por meio de nota, a assessoria da prefeitura admitiu que já conhece a situação da rua há algum tempo. “Ainda na primeira administração do atual prefeito Luís Fernando, foi feito um planejamento de pavimentação das ruas da região. A maior parte foi feita e as demais estavam na programação, mas, infelizmente, a gestão seguinte [do prefeito Gil Cutrim] não deu continuidade a esse trabalho”, afirma a assessoria da prefeitura. “No entanto, esse planejamento foi retomado, juntamente com a elaboração do plano diretor, que também deixou de ser feito pela gestão passada”, completa.

Ainda de acordo com a assessoria da prefeitura de São José de Ribamar, as ruas do Recanto do Turu voltaram a fazer parte do planejamento de obras da atual gestão. “Essas ruas estão incluídas no planejamento de obras da atual gestão. Mas ainda não podemos divulgar uma data exata para o início das obras porque ainda estamos na fase de planejamento que envolve principalmente a alocação de recursos e inclusão no orçamento,” finaliza a assessoria de Ribamar.

A reportagem também entrou em contato, por e-mail, com a Prefeitura de São Luís mencionando as reclamações dos moradores. A assessoria informou que não pode fazer nada porque o bairro se encontra no município de São José de Ribamar.

 

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias