INFRAESTRUTURA

Obras de recuperação da Barragem do Bacanga são retomadas

Na última sexta-feira, dia 19, um protesto foi realizado em razão da morte de milhares de peixes na Bacia do Bacanga

As obras na Barragem do Bacanga foram retomadas nessa terça-feira, dia 23. Os serviços serão direcionados para as comportas danificadas que comprometeram o funcionamento do sistema. Na última sexta-feira, dia 19, um protesto foi realizado por moradores do bairro Sá Viana, em razão da morte de milhares de peixes na Bacia do Bacanga, em São Luís.
De acordo com a Secretaria do Estado de Infraestrutura (Sinfra), as obras na Barragem incluem construção de parte da estrutura, manutenção das vigas e reformas nas instalações. Ainda no cronograma serão realizadas ainda ações de limpeza e despoluição das águas da Barragem.
Manifestação
Protesto de moradores do Sá Viana por conta da morte de peixes na Bacia do Bacanga (Honório Moreira/O Imparcial)

Na sexta-feira, dia 19, moradores do bairro do Sá Viana, bloquearam a Avenida dos Portugueses em protesto por causa da morte dos peixes na Bacia do Bacanga que teria sido ocasionada pelo não funcionamento das comportas da barragem.

Outros problemas
No dia 17 de setembro do ano passado, o cabo de aço que sustentava a única comporta em funcionamento na Barragem do Bacanga se rompeu. Uma segunda comporta está também danificada há mais de dez anos. Após a queda da comporta, o Governo do Estado iniciou uma operação emergencial para evitar que as áreas próximas fossem alagadas. Uma barreira de pedras foi erguida para evitar a inundação pela maré e o retorno da água do lago formado pela barragem. Durante essa operação, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil monitoraram a situação nessas áreas e prestaram todas as orientações à população. Um plano de evacuação emergencial da área foi montado, no caso de haver inundações.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias