ASSISTÊNCIA

Mais de 800 servidores foram atendidos na XVII Semana do Encarcerado

No total, foram 14 unidades prisionais de São Luís onde ocorreram ações voltadas aos servidores

Mais de 800 servidores foram beneficiados durante as ações da XVII Semana do Encarcerado voltada ao servidor penitenciário do Maranhão, encerrada semana passada, em São Luís. O número corresponde ao balanço divulgado, segunda-feira (22), pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). A ação faz parte da política de valorização do servidor penal executada pelo Governo do Estado.
No total, foram 14 unidades prisionais de São Luís onde ocorreram ações voltadas aos servidores. Os dados mostram que, por dia, foram atendidos entre 40 a 60 servidores do sistema prisional. A proposta da iniciativa foi a oferta de serviços como ginástica laboral, aferição de pressão arterial, dinâmica de grupo, orientações sobre licença maternidade e paternidade, e distribuição de folders explicativos sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s).
Durante a ação também foram dadas explicações sobre auxílio funeral e sobre os cuidados com a hipertensão arterial. Além disso, foram distribuídos preservativos masculinos e femininos aos servidores. Segundo a Supervisão de Gestão de Pessoas (SGP), por meio do Serviço de Atendimento Biopsicossocial ao Servidor (Sasb), só em testes rápidos de Hepatite B e C, foram 46 servidores atendidos.
“O objetivo da ação é proporcionar aos servidores penitenciários qualidade de vida no ambiente de trabalho. O servidor, sendo devidamente cuidado, tem mais disposição para o trabalho e, consequentemente, isso acaba refletindo diretamente no avanço contínuo que estamos testemunhando, no sistema prisional, ao longo dos últimos meses”, disse o coordenador do Sasb, Ângelo Macedo.
O levantamento mostra, ainda, que sobre a aferição de pressão, foram 141 servidores atendidos. Ao todo, os números apontam que 207 servidores participaram de ginásticas laborais realizadas por educadores físicos do Sasb. Dinâmica de grupo e orientações sobre auxilio saúde contabilizaram, cada uma, 202 servidores contemplados.
Em relação à orientação nutricional, 21 servidores foram atendidos, totalizando, assim, 819 colaboradores. Os trabalhos do Sasb são desenvolvidos por profissionais das áreas de Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, e estagiários afins.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias