INFRAESTRUTURA

Forquilha tem obras em andamento

Novo revestimento asfáltico, sinalização e drenagem nas principais vias do bairro prometem acabar com antigos problemas

As obras em andamento na Forquilha, em São Luís, prometem trazer benefícios para milhares de pessoas que moram ou trabalham na área que é uma das de maior circulação de veículos na Região Metropolitana de São Luís. As obras têm prazo de conclusão de cinco meses e irão modificar o trânsito, criando um novo traçado na rotatória da Forquilha para facilitar o fluxo de veículos e pedestres.
As obras na Forquilha incluem ainda serviços de drenagem, novo revestimento asfáltico, construção de calçadas e sinalização nas rodovias estaduais MA 201 e MA 202, na Avenida Guajajaras e em ruas do bairro.
A primeira etapa da obra é a drenagem profunda nas ruas Bom Jesus e Projetada. A tubulação que está sendo implantada deve permitir o escoamento de água da chuva de maneira adequada, evitando os alagamentos. É o que lembra o funcionário público José Augusto Veloso, que mora em um condomínio na Rua Projetada. “Aqui existem problemas sérios de alagamento, tinha apartamento no térreo que alagava. Essa obra é um anseio antigo da comunidade, vai melhorar muito”, explica.
A rede de drenagem profunda, com a colocação de galerias subterrâneas, está sendo implantada em três ruas, na Avenida Projetada e nas duas rodovias estaduais. Já nas ruas São José, São Miguel e Avenida Guajajaras, será feita a drenagem superficial, com a implantação de meio-fio e sarjeta. A estudante Juliana Martins diz que nas partes mais alagadas da Forquilha os moradores tinham muita dificuldade para chegar em casa em dia de chuva. “Ficava horrível, era esgoto e água da chuva acumulada, não tinha como passar de jeito nenhum. Agora a gente está vendo o serviço sendo bem feito e espera que resolva”, comemora.
No total, as obras de reurbanização da Forquilha representam um investimento de R$ 8,4 milhões do Governo do Estado. “Essa é uma intervenção de grande impacto, e com ela o Governo do Estado vai beneficiar a saúde, qualidade de vida e mobilidade urbana da população, com o fim dos alagamentos e congestionamentos em uma das áreas de trânsito mais complicado na Região Metropolitana de São Luís”, informa o Secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.
Esta também é a expectativa da professora Natália Cruz, que mora na Forquilha. “Precisamos de asfalto bom e de um bom lugar para caminhar, para passear”, afirma.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias