RESÍDUOS

Aterro da Ribeira será desativado em São Luís

A presença de aterros sanitários e lixões no entorno são os principais causadores de acidentes entre aves e aeronaves

Aterro da Ribeira

O encerramento das operações do Aterro da Ribeira foi confirmado para 25 de julho próximo. Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Serviços (Semosp), o destino dos resíduos domiciliares produzidos em São Luís será a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR), localizada no povoado Buenos Aires, município de Rosário, situada a cerca de 60 km da capital maranhense.

A presença de aterros sanitários e lixões no entorno são os principais causadores de acidentes entre aves e aeronaves. As colisões com aves foram responsáveis por 39% dos acidentes com aeronaves de janeiro a junho deste ano. Somaram 592 casos do total de 1.759 ocorrências em todo o país. Os dados são do Sistema de Gerenciamento de Risco Aviário (Sigra), do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Ce-nipa), que registrou ainda 311 casos classificados como ‘quase colisões’.
Em todo o ano passado, segundo o órgão, os acidentes com aeronaves chegaram a 4.172, sendo 1.560 colisões e 559 ‘quase colisões’. Desde 2011 até junho deste ano, culminaram em 17.151 casos. No Maranhão, somaram 34 os registros de acidentes em 2014 e, no ano anterior, pelo menos quatro registros de colisões entre aeronaves e aves foram detectados. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços (Semosp) informou que a coleta de resíduos domiciliares nas comunidades do entorno da base aérea do Aeroporto Marechal Cunha Machado é realizada às terças, quintas e aos sábados, sendo a cobertura do serviço diurno para uma área e noturna para outra. O órgão desenvolve com regularidade ações para coibir o descarte irregular de resíduos na região, principalmente no entorno do muro da Infraero, entre essas, a colocação de placas além da promoção de palestras com os moradores.
Internauta você pode compartilhar pelo Whatsapp no número (98) 9 9188 8267, informações, denúncias e sugestões para o portal O Imparcial
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias