SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Prefeitura de São Luís realiza caminha ecológica

Simultaneamente à caminhada, os participantes fizeram a coleta dos resíduos sólidos encontrados durante o percurso

meio ambiente

Uma caminhada ecológica realizada às margens do Rio das Bicas, na manhã de ontem (5), marcou o encerramento das atividades promovidas pela Prefeitura de São Luís, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. As ações de sensibilização e conscientização ambiental foram realizadas durante toda a Semana do Meio Ambiente, promovida sob a coordenação do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam).

Simultaneamente à caminhada, os participantes fizeram a coleta dos resíduos sólidos encontrados durante o percurso, no trecho compreendido entre o retorno do Bacanga e a entrada do Parque Pindorama, na Avenida dos Africanos. Ainda como parte da ação, agentes de limpeza realizaram serviços de capina e poda na orla do Rio das Bicas.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Marco Aurélio Diniz, destacou que a caminhada fechava com chave de ouro as ações realizadas pela Prefeitura para promover a conscientização ambiental como um fator preponderante à melhoria da qualidade de vida da cidade, além de suscitar a participação da população nesse processo. “A caminhada simboliza o engajamento de todos os setores da administração municipal pela melhoria do nosso meio ambiente”, disse o titular da Semmam, Marco Aurélio.
O secretário informou, ainda, que diversas ações já estão sendo empreendidas pela Prefeitura para valorizar os espaços de preservação ambiental da capital. Segundo ele, a Semmam iniciou esta semana o mapeamento topográfico de uma área no Calhau (nas proximidades do restaurante Coco Bambu), para transformá-la na primeira Área de Conservação Urbana da cidade, das seis unidades de conservação que a Prefeitura vai instituir nos próximos meses. Na área do Calhau, já estão sendo realizados estudos da fauna e da flora local e elaborado o projeto de instalação de trilhas e de um espaço físico para informações a respeito da área preservada.
Presente à caminhada, o presidente do Impur, Luiz Carlos Borralho, destacou a importância do ato como forma de chamar a atenção da população para a conscientização ambiental. O gestor fez um balanço positivo das ações realizadas pela Prefeitura durante a Semana do Meio Ambiente.
“Foram dias muito produtivos, durante os quais tivemos ampla participação da população nas ações, principalmente no Parque do Bom Menino, onde fizemos o plantio de 200 novas mudas de árvores, promovemos oficinas de reciclagem, exposições de materiais reaproveitáveis, palestras, entre outras atividades”, relatou Borralho.
Entusiasta das atividades em favor da preservação ambiental, a primeira-dama da capital, Camila Braga, também participou da caminhada. “O exemplo tem que ser dado por todos nós, e a Prefeitura está fazendo a sua parte. Ainda há muito o que ser feito, mas estamos avançando bastante para melhorar o nosso meio ambiente. Entre as ações com esse propósito, a Prefeitura está com projetos em curso de recuperação de praças e promovendo melhorias nas rotatórias para tornar nossa cidade cada vez mais aprazível”, disse a primeira-dama.
Os participantes realizaram como muito entusiasmo todo o percurso da caminhada ecológica. A funcionária pública Nice Pereira, 32 anos, chegou cedo à concentração. “Acho muito importante a mobilização em favor do meio Ambiente, pois temos o dever de cuidar bem do lugar onde vivemos”, disse.
Ações
Durante a semana, as ações promovidas pela Prefeitura tiveram o engajamento de diversos parceiros da iniciativa privada e de órgãos municipais, como Educação, Limpeza Pública, Esporte e Lazer, entre outros. O ponto alto da programação aconteceu no Parque do Bom Menino, onde uma grande estrutura foi montada para receber os frequentadores do local e alunos de escolas públicas e particulares. A atividade permitiu aos estudantes receber informações sobre reaproveitamento de resíduos sólidos, conservação dos recursos naturais e participar de momentos de leitura e brincadeiras. Além das ações pontuais, diversos estandes foram instalados no parque para apresentar a política do município na área ambiental.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias