FINALIZAÇÃO

Governador vistoria a finalização de obras das praças de São Luís para o São João

Inaugurada a nova Praça Mauro Machado, o Parque Folclórico da Vila Palmeira reformado e o Arraial do Ipem.

governador
O governador Flávio Dino vistoriou, no sábado à tarde (6), os últimos detalhes da reforma e reconstrução do Parque Folclórico da Vila Palmeira, do Centro Social dos Servidores (IPEM Calhau) e da Praça Nauro Machado, lugares que receberão os brincantes no período do São João.
Confirmando a  valorização da cultura local, é inaugurada a nova Praça Mauro Machado, o Parque Folclórico da Vila Palmeira reformado e o Arraial do Ipem.
Parque Folclórico Vila Palmeira
Este ano, o Parque Folclórico da Vila Palmeira receberá o nome de “Humberto de Maracanã”, em homenagem ao falecido cantador Humberto Mendes, ícone do bumba-meu-boi no estado do Maranhão. Dentre as mudanças, o Parque agora é revestido com piso de concreto polido interna e externamente; foi restaurada toda a parte elétrica e hidrossanitária dos quiosques e banheiros; os quiosques foram reformados e pintados; o Parque agora está mais iluminado com novos postes instalados; o palco foi reformado e feita uma nova passarela ligando o palco a um antepalco no local.
A atual gestão encontrou o parque sujo, cheio de entulhos e necessitando de muitos ajustes. Para que ele voltasse a ser um centro de cultura popular, feito pelas pessoas e para as pessoas, o governo precisou investir na reforma e limpeza do local. Foram retiradas aproximadamente 40 carradas de entulhos, o que equivale a 250 toneladas de objetos que apenas ocupavam o espaço do Parque.
“A revitalização dos espaços do povo revitaliza a nossa cultura, a participação popular, gera renda, estimula o turismo e nos faz sentir a alegria de ver espaços abandonados, antes terceirizados, agora de volta, nas mãos dos maranhenses”, afirmou Ester Marques, secretária de cultura do estado.
IPEM – Calhau
O Centro Social dos Servidores do Maranhão, conhecido como o Ipem- Calhau, homenageará Donato Alves, cantador do Boi de Axixá falecido este ano. Pinturas, reconstrução do meio-fio , reforma de banheiros e calçadas são apenas algumas das mudanças já percebidas pelo governador durante a vistoria das obras.
Esquecido por tantos anos, o Arraial do Ipem volta na gestão do atual governador. “O Ipem é um espaço querido pelos servidores de todo Estado. Famílias inteiras costumam vir e ficar nos chalés e como será um marco ter de volta o Arraial do Ipem para alegrar ainda mais os servidores do Maranhão”, disse Felipe Camarão, secretário do Estado, Gestão e Previdência.
Conscientização
Um trabalho importante foi feito nos arredores da sede do IPEM- Calhau: os coordenadores do Arraial ouviram os vizinhos, conversaram com os moradores da redondeza e estabeleceram regras de boa convivência no período do Arraial. “Estabelecer esse diálogo com a comunidade é muito importante. Teremos dias de muita festa e alegria e, por isso, desde já estabelecemos um diálogo pacífico com os moradores que têm suas casas perto do arraial”, disse o coordenador Arllen Cordeiro.
Praça Nauro Machado
A inauguração da Praça Nauro Machado marca o início da restauração e revitalização da cultura latente no Centro Histórico de São Luís. Símbolo da história do povo maranhense e um dos cartões-postais da capital, a Nauro Machado está agora limpa, reformada, iluminada e conta com um posto policial permanente que garantirá a segurança do local. “No dia 12 de junho vamos inaugurar a nova praça Nauro Machado. O turismo, a cultura e o lazer voltam a ser do povo maranhense. Não existe mais atividades culturais para poucos. Todos terão acesso às manifestações juninas da cultura popular maranhense”, disse satisfeito o governador Flávio Dino.
Serviço
Dia: 12 de junho
Horário: 18h – Inauguração da Praça Nauro Machado.
Horário: 19h – Lançamento do São João na Praça Maria Aragão.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias