COOPERATIVISMO

Agência do Sicoob Credima em Açailândia está entre as pioneiras em cooperativismo de crédito no Maranhão

Cooperativa de crédito é fruto do projeto Boas Práticas de Crédito, executado pelo Sebrae no Maranhão

A atuação da Cooperativa de Crédito Rural da Região da Pré-Amazônia (Sicoob Credima) foi ampliada e aprovada pelo Banco Central, tendo regulamentados seus territórios e áreas de abrangência e expandindo sua categoria como livre admissão, passando a ter autorização para atender empreendimentos dos demais setores da economia, como comércio e indústria.
Fruto do projeto “Boas Práticas de Cooperativismo de Crédito”, executado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae) por meio de sua unidade regional em Açailândia, a cooperativa tinha permissão para operar em apenas oito municípios da região da pré-Amazônia maranhense e com a ampliação, abre perspectiva para implantar agências de atendimento nas cidades de Imperatriz, João Lisboa, Davinópolis, Senador La Rocque, Governador Edison Lobão, Porto Franco, Lajeado Novo e Santa Inês.
Atualmente, o Sicoob tem duas cooperativas em plena operação no Estado: a Credima, que atua na região de Açailândia; e a Credisul, com sede na cidade de Grajaú. Empresários da região metropolitana de São Luís e da região de Balsas também estão articulando a implantação de suas respectivas cooperativas – o que levou à unificação da denominação da instituição como Sicoob para todo o Estado e à delimitação da atuação dos grupos por área, com os territórios norte, nordeste, centro-oeste e sul.
A gerente da unidade regional do Sebrae em Açailândia, Rosilene Andrade, esclarece que a alteração veio ao encontro do anseio do empresariado da região da pré-Amazônia, que recebeu muito bem a criação da cooperativa e sempre solicitou a regularização de sua participação no Sicoob Credima. “O interesse sempre foi muito grande, por parte de pessoas físicas e também de empresários dos diversos segmentos da economia. A ampliação e a expansão respondem a esta demanda e consagra o sucesso do cooperativismo de crédito no Maranhão”, ressalta.
REFERÊNCIA
De acordo com o gestor do Sebrae responsável pelo projeto, Reginaldo Medeiros, o Sicoob é referência nesta iniciativa que vem dando certo no mercado. “É muito gratificante saber que o Sicoob nasceu de um projeto dos empresários de Açailândia e que agora está conquistando todo o Maranhão: é um exemplo de cooperativa de crédito que deu certo”, afirma Medeiros.
O presidente do Sicoob Credima, Luís Costa Coelho, ressaltou a importância da aprovação nas alterações do projeto. “Essa conquista beneficiará várias cidades do Estado, contribuindo com o desenvolvimento da economia local e regional. A aprovação do projeto mostra a credibilidade que temos no mercado”, garante o presidente.
Cooperativa de Crédito é uma associação de pessoas que buscam, através da ajuda mútua e sem fins lucrativos, uma melhor administração de seus recursos financeiros. Ela presta assistência creditícia e serviços de natureza bancária a seus associados com condições mais favoráveis. A operação destas cooperativas é autorizada e regulamentada pelo Banco Central, que responde à demanda dos grupos interessados em atuar na atividade.
Todas as operações feitas pelos associados, como empréstimos, aplicações e depósitos, são revertidas em seu benefício através de preços justos. Os recursos aplicados na cooperativa ficam na própria comunidade, o que contribui para o desenvolvimento das localidades onde está inserida.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias