VALORIZAÇÃO

108 policiais militares são promovidos

A medida contemplou oficiais que aguardavam há anos pela promoção na carreira militar

Polícia Militar

Cento e oito oficiais da Polícia Militar puderam ascender de graduação, após solenidade de formatura realizada na segunda-feira, 04, no Quartel do Comando Geral. A medida, implementada pelo governador Flávio Dino, contemplou oficiais que aguardavam há anos pela promoção na carreira militar, e integra a política do governo do Estado de valorização da corporação que atua na Segurança Publica do Maranhão.

“É um gesto de valorização daqueles que vem fazendo sua carreira com dedicação e com seriedade, para que eles se motivem ainda mais nesta tarefa de prover serviços melhores para a população. É em reconhecimento aos servidores da segurança, mas, sobretudo, à necessidade dos cidadãos de ter serviços de segurança melhores”, relatou o governador Flávio Dino, destacando que é compromisso da gestão a efetivação de uma legislação que garanta a promoção justa, que impeça que oficiais aguardem por anos a fio a ascensão na carreira.
O Secretário de Estado de Segurança Pública, delegado Jefferson Portela, ressaltou a importância da promoção dos oficiais para assegurar a política de promoção de paz do governo Flávio Dino. “Reduzir os índices de criminalidades e assegurar a paz é um compromisso do governo Flávio Dino, e, para garantir que isso aconteça o governo aposta na valorização forças policiais do Maranhão”, assinalou o secretário.
O comandante-geral da PMMA, coronel Marco Antônio Alves da Silva, explicou que esta é uma forma de investir no servidor, de modo a colher melhores resultados. “Este momento representa um reconhecimento ao esforço, à dedicação e ao compromisso que esses policiais assumiram ao ingressar na Polícia Militar. Isso motiva, dá oxigenação e trará bons resultados”, apontou o coronel.
Durante a solenidade foram promovidos 10 coronéis, 14 tenentes-coronéis, 14 majores, seis capitães QOPM (Quadro de Oficiais da Polícia Militar) e seis capitães QOA (Quadro de Oficiais Administrativos da Polícia Militar), 36 1º tenentes QOPM, 10 1º tenentes QOA e 12 2º tenentes QOA. As promoções aconteceram respeitando os critérios de antiguidade, quando o oficial já tem tempo suficiente em uma patente para ascender, e por merecimento – quando se considera situações como condição de resposta, conhecimento técnico-profissional e presteza no atendimento.
Promovido a coronel, a mais alta patente da carreira militar, Dionilo Costa Júnior estava emocionado com o cargo alcançado. “Para mim e para qualquer policial militar, é uma alegria muito grande chegar até aqui. É uma grata satisfação em poder servir ao Estado, servir a Polícia Militar e o povo do Maranhão”, declarou o novo coronel.
Valorização
O governador Flávio Dino realizou a formatura de promoção de oficiais da PMMA num dia integralmente dedicado a Segurança Pública. Na segunda-feira, ainda aconteceu a entrega da nova sede do Batalhão Marítimo do Corpo de Bombeiros e a incorporação de 66 novos integrantes da Polícia Civil, que ajudarão nas investigações. As medidas reafirmam que, além da valorização, a modernização e o aumento do contingente também integram a política da atual gestão do governo do Estado.
Como medidas mais emergenciais tomadas nos primeiros quatro meses de gestão, Flávio Dino buscou a valorização do quadro, com a recomposição salarial de 23,8% a 88% no acumulado até 2018, concedida aos profissionais de carreira da Segurança Pública.
A ampliação do quadro de policiais militares também foi contemplada, com a convocação de 1000 aprovados no concurso para policial militar e o anúncio de convocação de outros 1000 excedentes para fazer o teste de aptidão.
Além disso, o governo do Estado providenciou o corte do efetivo destacado para o Gabinete Militar e inclusão de novo PMs no policiamento de rua, a convocação de quadro de reservas para atuar nos setores administrativos da polícia militar e Corpo de Bombeiros, para permitir que quadros do efetivo possam voltar à atuação nas ruas.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias