Prevenção

Blitz Rosa orienta sobre prevenção do câncer de mama e agendamento de mamografia

A mamografia é o principal meio de prevenção contra o câncer e, por ocasião do Outubro Rosa, foi intensificada a convocação das mulheres, preferencialmente, a partir dos 40 anos,

(Foto: Divulgação/ Governo do Maranhão)

Durante a Blitz Rosa, atividade promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta quarta-feira (11), no Terminal de Integração do São Cristóvão, em menos de 15 minutos a aposentada Alborena Pereira Diniz, de 61 anos, agendou um exame de mamografia, uma ação engajada à campanha nacional Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama.

Por conseguinte, no próximo 23 de outubro Alborena Diniz já tem um compromisso agendado. Ela fará o exame de mamografia no Hospital de Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho, localizado na Rua de São Pantaleão, bairro Madre Deus, região do Centro Histórico de São Luís (MA). “É muito bom cuidar da saúde. Fiz o agendamento para fazer a mamografia e levei uns 10 minutos para agendar o exame”, disse.

A mamografia é o principal meio de prevenção contra o câncer e, por ocasião do Outubro Rosa, foi intensificada a convocação das mulheres, preferencialmente, a partir dos 40 anos, para realização do exame de rotina que tem como objetivo detectar alterações ou lesões cancerígenas.

Na Blitz Rosa foram agendadas 105 mamografias de rastreamento em mulheres de 40 a 69 anos na rede estadual. “Com o Outubro Rosa mais uma vez alertamos para prevenção. Isso é feito para que se investigue a saúde das nossas pacientes, ampliando as chances de cura do câncer de mama, quando diagnosticado precocemente e em seu estágio inicial”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

“Nesta ação, estamos na campanha Outubro Rosa abordando e mobilizando as mulheres com informações sobre a prevenção do câncer de mama, e agendando mamografias para mulheres a partir de 40 anos. Com isso, ela sai da ação com a data marcada do exame”, explicou a assessora técnica do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher, da SES, Priscila Evangelista Campos Braga.

Na Blitz Rosa, não faltou oportunidade para falar da importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama. A cabelereira Maria Regina Jansen, de 47 anos, contou que há casos de câncer na família. Por isso, para prevenir a doença, ela agendou a mamografia. “É sempre bom estar se cuidando. Eu não sinto nada nos meus seios, mas todos os anos faço o exame, pois tem pessoas na minha família que já faleceram de câncer do útero. Sempre é bom se prevenir do câncer”, frisou.

Durante todo o mês de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforçará a campanha de detecção precoce do câncer de mama na rede estadual de saúde, a exemplo de ações como a Blitz Rosa e rodas de conversa, entre outras.

*Fonte: Governo do Maranhão*

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias