PARA DORMIR BEM

5 chás que ajudam a combater a insônia

Listamos alguns chás que podem melhorar muito a qualidade do seu sono

A insônia é um distúrbio do sono que atinge, atualmente, de 30% a 50% da população brasileira. Em muitos casos a insônia pode ser apenas um sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade ou depressão, por isso, é preciso estar atento, e procurar um médico, para um tratamento específico.

Em outros casos, a insônia tem origem em preocupações cotidianas ou falta de higiene do sono, o que pode ser resolvido com algumas mudanças de hábitos. Uma das soluções pode ser inserir os chás na rotina.

Desde a antiguidade, esse tipo as ervas que têm efeito calmante são utilizadas no combate aos distúrbios do sono, aumentando a sonolência e a sensação de bem estar de quem consome. Por conta disso, algumas substâncias presentes nas ervas são utilizadas, inclusive, na fabricação de diversos medicamentos para dormir.

Listamos alguns chás que podem melhorar muito a qualidade do seu sono e ajudar a combater a insônia. Confira:

Valeriana

6 chás para combater a insônia e dormir melhor

O chá de raiz de valeriana tem apresentado em vários estudos potente ação contra a insônia leve a moderada, já que possui propriedades ansiolíticas e sedativas que ajudam a pegar mais facilmente no sono. 

Ao contrário dos remédios sedativos de farmácia, a valeriana não causa qualquer tipo de dependência e, por isso, pode ser usada de forma segura. No entanto, seu efeito pode demorar até 4 semanas para ser notado, já que as substâncias da planta vão modelando lentamente o ciclo de sono.

Como fazer: 

Colocar a água e a raiz de valeriana para ferver ao fogo médio por 10 a 15 minutos e depois, retirar do fogo e coar. Deixar amornar e beber 1 xícara cerca de 30 minutos antes de dormir.

Próxima »1 / 5
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias