Qual a fauna de São Luís e onde encontrar?
Em São Luís, apesar de ser uma das capitais menos arborizadas do país, algumas espécies de animais típicos da floresta amazônica podem ser vistas.
Parque Botânico da Vale
O Parque Botânico da Vale fica localizado no Complexo Industrial Portuário da Ponta da Madeira, em uma área com 4 trilhas ecológicas e compõe um espaço que atende visitantes de outras regiões da cidade, mas principalmente aos moradores da região Itaqui-Bacanga, devido a sua localização.
As espécies mais comuns no parque são; macaco-capijuba, tamanduá-mirim e beija-flor vermelho. Diferente dos outros parques falados anteriormente a visita precisa ser feita mediante agendamento prévio e o número do telefone e a programação podem ser encontrados no site da empresa www.vale.com.
A Vale além de oferece a oportunidade de desfrutar de um espaço equivalente a 100 campos de futebol, para o contato direto com a natureza, práticas de exercícios e lazer tem um compromisso importante que é o espaço também voltado para a educação ambiental.
O macaco Capijuba (Saimiri vanzolinii), também conhecido como macaco-de-cheiro-de-cabeça-preta, limpa e penteia seu próprio pelo. Depois de penteados, urinam na própria cauda e a encharcam bem usando as mãos.
O Tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), ao contrário de outras espécies, ainda é um mamífero preservado na fauna brasileira, mas ainda sofre com a redução das florestas em função das queimadas, o que geralmente elimina a sua principal fonte de alimento: formigas, cupins e larvas. Ele tem hábitos noturnos e por isso dificilmente é visto de dia. São indivíduos essencialmente solitários, que só encontram um par na época do acasalamento.
O beija-flor-vermelho é uma ave apodiforme da família Trochilidae. É uma das espécies mais famosas pelo seu colorido vistoso. Mede de 9,2 – 9,5 cm. É o beija-flor que possui a maior extensão de penas iridescentes, sendo que o esplêndido colorido geralmente aparece como muito escuro se inadequadamente iluminado, aparecendo um beija-flor escuro.