6 destinos no Nordeste para explorar em 2020
O ideal é se programar com antecedência, já que deixar para cima da hora pode acarretar em mais gastos.
O ano começou e com ele vieram também os planejamentos, incluindo as tão sonhadas viagens. Entre os destinos mais populares está o litoral nordestino, com praias paradisíacas, sol e calor.
Com tantas opções na hora de escolher o roteiro, deve-se levar em conta o custo-benefício de cada um e o que você está buscando, como, por exemplo, descansar ou um lugar mais badalado.
O ideal é se programar com antecedência, já que deixar para cima da hora pode acarretar em mais gastos. E se o planejamento for a longo prazo, aqui também vai uma sugestão para suas próximas férias. Confira!
Rota das Emoções (MA, PI, CE)
Vamos começar falando de um roteiro que pouca gente conhece, mas que vale muito a pena porque você consegue visitar os Lençóis Maranhenses (MA), Delta do Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE) na mesma viagem. Além disso, o percurso pode ser feito de carro ou com o apoio de agências de turismo locais. Este roteiro é para quem quer passar no mínimo 10 dias viajando, sendo o ideal 15 dias para aproveitar os lugares com prazer e sem correria.
Tem agências que montam pacotes fechados e outras que você adapta o roteiro de acordo com suas preferências, pois é possível fazer só os principais destinos ou visitar outros menos conhecidos. É bom lembrar que fazer esses roteiros por conta própria pode sair mais em conta e você fica mais livre para decidir quantos dias permanecer em cada lugar, porém as agências dão um suporte maior e é possível parcelar as despesas no cartão de crédito.
A Rota das Emoções é composta por três áreas de proteção ambiental, totalizando 900 km de estrada com diversas atrações turísticas. A rota pode começar pelo Maranhão ou pelo Ceará, já que o Piauí está entre os dois estados.
Iniciando pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – que muitos viajantes defendem ser o ponto alto do roteiro –, você tem a opção de passeio em Barreirinhas pelo Rio Preguiças (Vassouras, Mandacaru e Caburé), Lagoa Azul e Lagoa Bonita, além do vilarejo de pescadores de Atins. Também vale incluir no roteiro o município de Santo Amaro e Primeira Cruz, que fazem parte dos Lençóis Maranhenses.
Em seguida é a vez de visitar Tutóia (MA) com um circuito de praias e os Pequenos Lençóis. A cidade faz parte do Delta, composto por municípios do Maranhão e Piauí. O Delta do Parnaíba é o único delta em mar aberto das Américas. Nele é possível contemplar a revoada dos guarás – um pássaro grande de cor vermelha típico da região –, e visitar lindas praias em Parnaíba (Lençóis Piauienses e Praia de Itaqui), Ilha Grande, e Luís Correia (Praia do Macapá, Praia do Coqueiro e Praia de Atalaia), além de dunas e mangues.
Ainda no Piauí a vila de Barra Grande é outro atrativo com um povoado rústico e point de kitesurfistas. A última cidade piauiense é Cajueiro da Praia, que tem o maior cajueiro do mundo.
Chegando ao Ceará pela cidade de Chaval/Barroquinha, quase na divisa com o Piauí, o Parque das Pedras é o passeio ideal para quem gosta de aventura e pode fazer a Trilha da Carnaúba. Outra opção é ir direto para Camocim, fazendo parada na Praia de Curimãs, Bitupitá, Pontal das Almas, Praia do Maceió, Tatajuba e Mangue Seco (Guriú) até chegar em Jericoacoara. A vila da Jijoca dispensa apresentações, cheia de atrativos para quem quer passear de dia e bem badalada a noite. Em Jeri é possível conhecer a Lagoa do Paraíso, Lagoa Azul, Praia do Preá, fazer passeios de Buggy, visitar a Pedra Furada e curtir o Pôr do Sol nas Dunas.