LANÇAMENTO DA AMBEV

Mandioca produzida pela agricultura familiar vira cerveja no Maranhão

Parceria entre a Ambev e o Governo do Maranhão estabeleceu a ampliação de investimentos da empresa no Estado

Como contrapartida social, a Ambev assumiu o compromisso de doar 10 ambulâncias para reforçar as ações de saúde no Maranhão (Foto: Divulgação/Ambev)

“Cerveja une as pessoas há mais de 6 mil anos”. Com essa frase, o presidente da Ambev, Bernardo Paiva, começa a falar da nova bebida exclusivamente maranhense: a Magnífica. No evento de lançamento, na manhã da última terça-feira (18), em frente ao mar da Litorânea, o público a degustou pela primeira vez e levou a boa notícia que, a partir daquele momento, ela circularia no estado. “Vai estar na mesa do povo representando a cultura daqui, os valores daqui, a história rica de um povo excepcional. E, além disso, ajudando o agricultor no campo, com a mandioca que ele planta”, conta.

Tradicional da gastronomia nordestina, a mandioca (macaxeira ou aipim) usada para a confecção da Magnífica vem de 78 famílias de agricultores do interior do Maranhão – e o objetivo é aumentar cada vez mais. “Não há limite para essa participação”, afirma o governador Flávio Dino, também presente na inauguração. “Quanto mais o produto for bem sucedido, mais teremos ampliação de participação dos nossos agricultores familiares”.

Fazendo jus à proposta de girar a economia estatal a partir da geração de empregos, foi aferido um preço popular ao produto, que deverá custar menos que as outras cervejas da Ambev, como Antártica e Brahma.

Não só os ingredientes da cerveja ressaltam a cultura maranhense. A ilustração presente no rótulo é referência aos azulejos de São Luís, um dos símbolos que consagra a cidade como Patrimônio Histórico da Humanidade. Nas palavras de Dino, junto à farinha da mandioca – o acompanhamento oficial de peixadas, juçara e outras fontes de energia essenciais para os radicados aqui – as peças de cerâmica “integram nossa identidade, dizendo respeito à pluralidade étnica do nosso estado”.

AGRICULTURA FAMILIAR

A cerveja Magnífica utiliza mandioca produzida por agricultores familiares do Tabuleiro de São Bernardo, no Baixo Parnaíba. A iniciativa foi ideia do Governo do Maranhão, com o intuito de fomentar a agricultura local e contribuir com o desenvolvimento da cadeia produtiva na região. Se agora 78 famílias participam do projeto, a estimativa é que, até o final de 2019, duas mil enstejam envolvidas na produção.

Cerveja Magnífica, da Ambev, é lançada com apoio do Governo. (Foto: Karlos Geromy)

Para o governador Flávio Dino, a escolha da Ambev pela mandioca produzida no Tabuleiro de São Bernardo é um reconhecimento do trabalho realizado pelos agricultores, que na atual gestão receberam assistência técnica por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural (Agerp).

“Por intermédio da Agerp, o Governo tem oferecido condições para que os agricultores possam produzir com mais constância, mais qualidade. É um produto ancorado em uma grande empresa, uma grande investidor, que oferece para as famílias a garantia de demanda permanente”, disse o governador Flávio Dino.

Ainda de acordo com o governador Flávio Dino, o projeto da Ambev pode gerar um ciclo de desenvolvimento em toda a região, como sempre foi desejado. “Isso permite que as famílias se animem e possam produzir cada vez mais. Nós temos um benefício concreto aos produtores do perímetro, com possibilidade de expansão para outras áreas do estado, a medida que o produto cresça”, afirmou.

COTRAPARTIDA SOCIAL

Em novembro, os agricultores do Tabuleiro de São Bernardo forneceram 30 toneladas de mandioca para garantir a produção da demanda de lançamento da cerveja e festas de final de ano. Para Lourival Brandão, agricultor e associado do Tabuleiro, essa é uma oportunidade única para as famílias do perímetro.

“É uma compra garantida e a certeza de mais uma renda para as famílias produtoras do Tabuleiro. A gente confia que vamos aumentar muito mais a produtividade”, assegurou.

A ilustração presente no rótulo é referência aos azulejos de São Luís (Foto: Divulgação/Ambev)

Já o presidente da Ambev, Bernardo Melo Paiva, a cerveja Magnífica é um presente da companhia para os maranhenses, além de ajudar na geração de novos postos de trabalhos.

“Do campo ao copo, ela é produzida no Estado, por maranhenses e para os maranhenses. Com a Magnífica contribuímos com desenvolvimento da região e oferecemos para o consumidor mais uma cerveja com a qualidade da Cervejaria Ambev”, disse Bernardo Paiva.

Como contrapartida social, a Ambev assumiu o compromisso de doação de 10 ambulâncias, para reforçar as ações de saúde no Maranhão.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias