DADOS DE 2023

Maranhão é o segundo estado com menor incidência de dengue no Brasil

No país, houve um aumento de 15,8% em relação ao ano de 2022.

(foto: reprodução)

Roraima, Maranhão e Pará foram os estados com os menores coeficientes de incidência de dengue em 2023, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O estado do Maranhão foi o segundo com menos registros da doença (74,1), perdendo apenas para Roraima, com (37,2).

Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina foram os estados que registraram maior incidência de casos.

Ao todo no país foram mais de 1,6 milhão de registros, um aumento de 15,8% em relação ao ano anterior, quando as ocorrências passaram de 1,3 milhão. Já a taxa de letalidade ficou em 0,07% nos dois anos, somando 1.094 mortes confirmadas em 2023 e 999 em 2022.

A região com o maior coeficiente de incidência foi a Sul, que registrou 1.269,8 casos a cada 100 mil habitantes. Logo em seguida está a Região Sudeste, com 1.028,6 casos, e Centro-Oeste, com 935,9 casos por 100 mil habitantes. As Regiões Norte e Nordeste apresentaram coeficientes de incidência de 173,8 e 174,7 casos/100 mil habitantes. 

O porteiro Hélio Rosa diz que sempre está atento aos cuidados em casa dele e nunca teve casos da doença na família. “Preservar as plantas sem água nos caqueiros, pneus, garrafas, tudo seco. Lá em casa não deixo nada com água, só o tanque lá em cima, na laje, tampadinho, o resto é tudo sequinho, não tem nada no quintal”, comenta. 

Sintomas 

De acordo com o infectologista Robson Reis, a febre é o sintoma mais comum da doença e é preciso estar alerta caso a dengue evolua para forma mais grave. 

“A febre alta e dor no corpo são as características mais comuns num paciente com dengue, também podendo ter cefaleia, dores articulares, mas as mais importantes seriam essas duas [primeiras]. Paciente com dengue também pode evoluir para formas mais graves da doença, vindo a apresentar acometimento hepático e encefalite pelo vírus da dengue — e sangramentos, podendo esse paciente vir a óbito”, explica. 

A zika e chikungunya, que também são doenças causadas pelo Aedes Aegypti, têm sintomas parecidos, mas com destaque para marcas vermelhas na pele e fortes dores nas articulações.  De janeiro a dezembro de 2023, no país foram 154.800 casos de chikungunya e 106 mortes  — e 7.294 casos de zika com registro de 1 morte.

* Com informações do Brasil 61

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias