Saúde

População indígena da Aldeia Awá em Bom Jardim recebe assistência médica

Comunidade indígena enfrenta surto de gripe no Maranhão.

Foto: Divulgação/ Wellington Silva.

Os indígenas da aldeia Awá, no Maranhão, enfrentam um surto de gripe no território. No último dia 10 de junho, um bebê, de um ano, morreu por complicações da doença enquanto tentava chegar ao hospital mais próximo da comunidade, localizado na cidade de Alto Alegre do Pindaré.

Depois da morte do bebê de um ano, outras 11 crianças precisaram de internação. Três delas apresentaram sintomas mais graves. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) encaminhou para o território equipes da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) com o apoio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). 

Lideres reclamam da falta de estrutura da Unidade Básica de Saúde (UBS) da aldeia Awá. Com tantas pessoas doentes, há apenas um aparelho de nebulização disponível no posto.

Em razão do surto, a direção do hospital de Bom Jardim reservou uma ala especial para receber os indígenas doentes.

Para atender a populção indígena a SES iniciou uma série de atendimentos na última quarta-feira (21), incuindo consultas, coletas de exames e dispensação de medicamentos.

“Fizemos questão de disponibilizar a assistência imediata da Força Estadual de Saúde do Maranhão e da rede estadual de saúde, para que se possa auxiliar de forma emergencial os povos indígenas na Aldeia Awá, e com as medidas de prevenção o controle dos casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias