HIV/AIDS

Casa Acolher realizou 7 mil atendimentos em soropositivos

Instituição chega aos 4 anos realizando um trabalho social e acolhendo pessoas que vivem e convivem com HIV/AIDS de todo o Maranhão.

A Casa Acolher foi criada em 2018 pelo Grupo de Ação pela Solidariedade Humana (GASH). (Foto: Divulgação)

Foi em 2018, há 4 anos, que saia do papel um sonho. Um sonho que hoje está mais concretizado do que nunca e que se reflete na essência do que é a Casa Acolher.

Idealizada pelo GASH (Grupo de Ação pela Solidariedade Humana), e em meio a dificuldades e vitórias, tem conseguido oferecer mais de 7.000 atendimentos a pessoas vivendo e convivendo com HIV/AIDS de todo o Maranhão, além de prover a distribuição de cestas básicas, kits de higiene, roupas, sapatos e preservativos.

No dia 30 de agosto, às 9h, acontecerá a festa de aniversário da Casa que terá a participação de acolhidos, convidados especiais e alunos do “Som que Acolhe”, na sede da instituição, à Rua Muniz Barreiros, 61A, no bairro Jordoa.

A Casa recebe e acolhe pacientes e seus acompanhantes que vivem e convivem com HIV/Aids no Maranhão, e funciona com apoio psicológico, jurídico, social, nutricional, além de fornecer refeições.

Para continuar funcionando e atendendo a esse público, a Casa se sustenta com doações e com a venda de bonecas produzida pela própria instituição e cuja renda retorna para a Casa para o trabalho de acolhimento para portadores de HIV/AIDS, e para ajudar nos gastos com alimentação.

Para comemorar esse aniversário, a Casa precisa vender 700 chaveiros Acolher até dia 30. As bonecas Acolher são produzidas de forma artesanal, sustentável e ecológica, e tem uma missão muito forte, que é, por meio de sua renda, possibilitar acolhimento a muitas vidas!

O dia 30 de agosto será o “Dia D” todas as bonecas estarão disponíveis em diversos pontos pela cidade.

“Hoje temos uma campanha chamada Pontos Solidários, onde sensibilizamos nosso empresariado local a vender as bonecas e fazer essa parceria do bem, ajudando a manter as portas da Casa Acolher abertas”, disse Paulo Ribeiro, presidente da Casa

De acordo com Paulo Ribeiro, presidente da Casa de Apoio Acolher (que faz acolhimento de pessoas que vivem e convivem com HIV e AIDS no estado do Maranhão), mais de 21 mil pessoas convivem com HIV/AIDS, e em São Luís são mais de 7 mil. Muitos ainda nem sabem que estão com a doença.

A Casa

O Grupo de Ação pela Solidariedade Humana (GASH) realizou um grande sonho ao inaugurar, em 2018, a Casa Acolher. O espaço dispõe de estadia, refeições, lazer, oficinas terapêuticas, escutas sobre suas dores e descobertas, dificuldades e alegrias. A Instituição é mantida com as contribuições dos próprios voluntários e as doações feitas por pessoas e segmentos da sociedade.

O GASH foi formado em 2005, através do Projeto Roda de Leitura, na Vila Cerâmica (área Itaqui Bacanga) para realizar inúmeros trabalhos sociais beneficiando a comunidade em geral, com ações nas áreas de educação, saúde e geração de renda. Mas foi a partir de 2016 que o foco se tornou o atendimento a pessoas portadoras do HIV.

Uma das iniciativas da Casa é a boneca Acolher, marca maranhense de bonecos de Fuxicos. Inspirados pelo amor ao próximo, os amigos Paulo Ribeiro e Allison Ferreira resolveram criar e vender os bonecos para ajudar o Projeto Social Casa Acolher.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias