"MOMENTO ÚNICO"

Com Vitória, de 11 anos, Maranhão inicia vacinação de crianças contra a Covid

Mãe de Isabela Vitória, que faz parte do espectro autista, classificou o ato como um “momento único na vida”.

Lurdes e Isabela Vitória, 11 anos. (Foto: Wéllida Nunes)

“Eu estou muito feliz, pois esse momento é único na vida da minha filha é muito importante para a sua proteção”, disse emocionada a professora Lurdes Tereza Moraes, mãe da Isabela Vitória, de 11 anos, que é do Espectro Autista e foi a primeira criança vacinada contra a Covid-19 no Maranhão. 

Assim como Isabela, outras crianças tiveram a oportunidade de receber a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, nesta sexta-feira (14), durante abertura oficial da Campanha de Vacinação Infantil contra Covid-19 no Maranhão, em ato realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no Shopping da Criança, Centro de São Luís.

No Maranhão, as crianças serão vacinadas de forma escalonada, alcançando, inicialmente, as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente, indígenas e quilombolas. Em seguida, a vacinação de crianças sem comorbidade por faixa etária decrescente de 11 a 5 anos, até que se atinja a todas.

Vacina segura e eficaz para as crianças

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, ressaltou a segurança da vacina para o público infantil.

“É importante dizer para todos os pais de maranhenses: a vacina é segura, é eficaz e muita criança adoece e passa muito mal por conta da Covid-19. O Brasil é o segundo país do mundo que mais perdeu crianças por causa da doença e nós não podemos repetir isso. A Ômicron está varrendo o Sul e o Sudeste do país, em breve deve chegar aqui também, e ela é prevalente em crianças, por isso é fundamental que todos os pais, mães e responsáveis vacinem seus filhos”, alertou.  

Vacinação contra Covid-19 da primeira criança no Maranhão. (Foto: Wéllida Nunes)

A segurança do imunizante para as crianças tem sido reforçada por especialistas como a pediatra Ianik Leal. Segundo ela, vacinação é uma forma de diminuir a chance de gravidade dos casos da Covid em crianças.

“As famílias que tiverem dúvidas que leiam sobre o assunto, conteúdos que tenham um suporte científico. A Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Infectologia apoiam a vacinação infantil”, reforça a Pediatra. 

O governador Flávio Dino (PSB) classificou o início da imunização das crianças contra a doença como uma conquista. “Essas vacinas são frutos da inspiração de Deus, da ciência e da pesquisa. Graças à vacina, não estamos vendo a situação dificílima que vimos em 2020 e 2021″.  

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias