SAÚDE

Ação social de combate ao diabetes acontece nesta quinta-feira, em São José de Ribamar

Os serviços serão oferecidos a partir de 14h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do J Câmara

Foto: Reprodução

A cidade de São José de Ribamar foi escolhida para encerrar a programação de eventos alusivos ao mês de combate ao diabetes, na região metropolitana. Nesta quinta-feira, médicos estarão reunidos para levar informação e atendimentos gratuitos aos moradores do município, com apoio da prefeitura municipal. Os serviços serão oferecidos a partir de 14h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do J Câmara.

O médico oftalmologista, professor oftalmologista da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e vice-presidente da sociedade maranhense de oftalmologia, Álvaro Bruno Botentuit, estará presente, assim como a também oftalmologista Raysa Botentuit e outros profissionais das áreas de nutrição, endocrinologia, enfermagem e psicologia.

Serão realizados testes de glicemia, exames de fundo do olho e aferições de pressão arterial. Senhas serão entregues aos pacientes, no local, no início da tarde. Uma palestra também será feita para conscientização sobre os cuidados preventivos, diagnóstico e tratamento do diabetes.

Esse é o terceiro evento de uma série de atendimentos que também foram realizados em São Luís e Paço do Lumiar. Fora da região metropolitana, uma ação semelhante aconteceu na cidade de Pinheiro. Ainda neste mês será a vez do município de Rosário.

A Doença

O diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. É classificada por alguns tipos. O tipo 1 concentra entre 5 e 10% do total de pessoas com a doença. O tipo 2 atinge cerca de 90% das pessoas com diabetes.

O diabetes do tipo gestacional gera algumas mudanças no equilíbrio hormonal. Há ainda o pré-diabetes que tem com grupos de alto risco os obesos e hipertensos. O diabetes acomete cerca de 18 milhões de pessoas no Brasil. Grande parte dos casos podem ser evitados com informação e cuidados preventivos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias