Começam campanhas do Setembro Amarelo
O ato de lançamento da campanha foi na Vila Embratel com plantio de árvores.
O Fórum Estadual de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, integrado por diversas instituições públicas, sociedade civil e entidades parceiras, entidade do Ministério Público do Maranhão, iniciou ontem (1º de setembro) as atividades relacionadas ao Setembro Amarelo, visando a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. O ato de lançamento da campanha foi na Vila Embratel com plantio de árvores.
A promotora de justiça Cristiane Lago, idealizadora da Campanha e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos, contou que o evento acontece através da campanha Rede do Bem: Estamos Aqui Para Ajudar, formada por integrantes do fórum e coordenada pelo Ministério Público Estadual.
“Serão diversas atividades realizadas durante o mês de setembro. O plantio de árvores na Praça 1º de Maio, na Vila Embratel, é para simbolizar a importância de uma cidade arborizada para a melhoria da qualidade de vida e saúde emocional da população”, disse.
A campanha também aconteceu nos anos de 2020 e 2019, com o propósito de combater os índices de suicídio e ajudar a saúde mental da população.
O Setembro Amarelo existe desde 2014 através de uma parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) trazendo, por diversos anos consecutivos, atenção para esses problemas e buscando soluções.
Em 2019, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, foram registrados 1397 casos de violência autoprovocada e, no mesmo, 335 tiraram a própria vida no estado, sendo 46 apenas na capital.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo, atrás apenas de acidentes de trânsito. E a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida, sendo que 79% dos casos se concentra em países de baixa e média renda.